00:00
21° | Nublado

Sul entra em alerta para tempestades

Sul entra em alerta para tempestades
A primeira semana de outubro será marcada por extremos climáticos em todo o país, com temporais no Sul e ar seco em outras regiões. (Foto: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM)

Publicado em 01/10/2025

Enquanto parte do país se prepara para chuvas fortes e temporais, outras regiões enfrentam a queda acentuada da umidade relativa do ar a partir desta quinta-feira (2). A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica que o cenário de contrastes deve se intensificar nos próximos dias, com a chegada de uma frente fria ao Sul no domingo (5).

Região Sul sob alerta de temporais

O Sul é a área mais vulnerável às instabilidades climáticas nesta semana. A atuação de um cavado atmosférico favorece pancadas intensas de chuva, acompanhadas de raios, rajadas de vento e até granizo. Na última segunda-feira (29), um temporal já havia provocado estragos no Oeste catarinense, atingindo cerca de 120 residências em cidades como Chapecó, Concórdia e Xanxerê.

Com a aproximação da frente fria no domingo, a expectativa é de volumes acima de 60 mm no Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e extremo sul do Paraná. Já no centro-sul paranaense, os acumulados podem chegar a 50 mm, enquanto o norte do estado deve seguir com baixa umidade, abaixo de 30%.

Norte com chuvas concentradas no Amazonas

No Norte, a instabilidade se concentra principalmente no Amazonas, onde os acumulados podem superar os 60 mm. Em áreas isoladas de Roraima e Acre, a chuva deve variar entre 20 mm e 50 mm. Por outro lado, estados como Pará, Amapá, Tocantins e Rondônia permanecem com previsão de tempo seco, com índices de umidade inferiores a 30%.

Centro-Oeste enfrenta ar seco

O tempo firme predomina no Centro-Oeste. Mato Grosso do Sul pode registrar pancadas isoladas, mas sem volumes expressivos. A baixa umidade relativa, inferior a 30%, deve atingir boa parte da região, especialmente em Mato Grosso e no oeste sul-mato-grossense.

Nordeste com tempo seco e calor

No Nordeste, o padrão também é de tempo seco. Apenas a faixa litorânea deve registrar chuvas fracas, com até 10 mm. Já no interior, em estados como Piauí, Maranhão e oeste da Bahia, a atenção é para a queda acentuada da umidade relativa, que pode ficar abaixo de 30%.

Sudeste com umidade crítica

No Sudeste, a previsão aponta pouca chuva. O Espírito Santo e o leste de Minas Gerais podem registrar até 10 mm, mas em áreas do Triângulo Mineiro, norte e oeste de São Paulo, o destaque é a baixa umidade, também inferior a 30%.

Guarda-chuva e casaquinho à mão

Com a chegada da frente fria ao Sul no domingo, a queda de temperatura será sentida em diversas regiões. O Inmet reforça a necessidade de atenção tanto para os temporais quanto para os baixos índices de umidade, que podem trazer riscos à saúde.

 

Leia também:

- Deputada fortalece saúde feminina em SC

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI