00:00
21° | Nublado

STF lança cartilha e site educativos em parceria com programas da Udesc Esag

O material do STF na Escola também deve ser usado por multiplicadores Brasil afora. (Foto: Divulgação) ***CLIQUE PARA AMPLIAR

Publicado em 19/06/2024

O Supremo Tribunal Federal (STF) lançou nesta quarta-feira, 19, às 13h30, o novo site e cartilha do programa STF na Escola. O conteúdo foi elaborado por dois programas de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – Educação e Cultura Política e Esag Kids, ambos ligados ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) – em uma parceria dentro do Programa de Combate à Desinformação do STF.

O lançamento foi feito pelo presidente do tribunal, ministro Luís Roberto Barroso, no Salão Branco do STF, durante uma visita de estudantes do ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal à sede do Tribunal. A vice-reitora da Udesc, Clerilei Bier, e os coordenadores do Educação e Cultura Política, Daniel Pinheiro, e do Esag Kids, Eduardo Jara, estão presentes.

Ação de educação cidadã, o STF na Escola tem como objetivo explicar, de forma didática e simples, o papel da Suprema Corte, da Constituição Federal e da democracia para alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas. Cinco instituições do DF e seu entorno já receberam o projeto, com participação de cerca de 1.100 estudantes.

Pelo programa, um voluntário do Supremo vai até uma escola para falar sobre o STF, a Constituição Federal e a democracia. Os alunos também podem ir ao Tribunal. Eles conhecem as instalações da instituição e assistem ao início da sessão de julgamento no Plenário. O material do STF na Escola também deve ser usado por multiplicadores Brasil afora.

Parceria

A parceria surgiu em 2023, quando o professor e pesquisador em educação e cultura política Daniel Pinheiro foi convidado a acompanhar o lançamento da primeira edição da cartilha. “Percebemos que, com nossa expertise nos temas relativos à democracia e a do professor Eduardo Jara com o Esag Kids, podíamos contribuir aprimorando a linguagem escrita e visual da cartilha, tornando-a mais atrativa e didática para as crianças”, explica.

A elaboração do material contou com a participação de professores pesquisadores e estudantes das equipes dos dois programas de extensão universitária da Udesc Esag, além de colaboradores da Udesc Balneário Camboriú e externos. A capa, diagramação e ilustrações ficaram a cargo da ilustradora Clara Reschke, que colabora com vários trabalhos do Esag Kids.

As equipes trabalharam na elaboração do roteiro da história, do texto e de atividades lúdicas incluídas no material. Quando a cartilha ficou pronta, o STF também usou o conteúdo para reformular o portal do STF na Escola. Outros materiais estão sendo elaborados e deverão se lançados nos próximos meses.

Multiplicadores

Entre esses materiais estão manuais para orientação dos multiplicadores no STF e para a formação de professores. Também está sendo desenvolvido um jogo de “tabuleiro vivo”, que será utilizado nas oficinas e poderá ser replicado, além de outras novidades que servirão para aprimorar a experiência de crianças e professores com o STF na Escola.

O Esag Kids será um dos multiplicadores das oficinas propostas para o Programa STF na Escola e pretende realizar as ações já no próximo semestre, com escolas e instituições parceiras, trabalhando diretamente com crianças e na formação de professores. Algumas destas atividades deverão estar disponíveis para o próximo semestre.

 

 

 

Da redação

Fonte: Udesc Esag

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045