SOS Racismo em ação na Grande Florianópolis
Já está funcionando na Faculdade Estácio de Sá, em São José, o projeto SOS Racismo, que presta assistência jurídica e psicológica às vítimas de discriminação racial. A iniciativa é uma parceria entre o Núcleo de Práticas Jurídicas e o curso de Psicologia da instituição de ensino.
Segundo a coordenadora do projeto, Edelu Kawahala, o racismo é um conceito que contempla casos de discriminação motivados pela cor da pele e por outras características físicas típicas das diferentes populações.“O racismo é também uma discriminação calcada em relações de poder. O simples pertencimento a um grupo étnico-racial muitas vezes torna-se motivo de opressão e desqualificação, o que deve ser combatido”.
De modo geral, as atitudes racistas mais comuns são contra os negros. Segundo o Censo Demográfico 2010 do IBGE, em Santa Catarina a maior parte da população (84% do total) se declara branca. As quatro principais cidades da Grande Florianópolis - Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu - concentram 91% dos catarinenses que se auto-intitulam negros.
Da redação