00:00
21° | Nublado

Sonora Brasil terá 450 concertos em 128 cidades

Octeto do Polyphonia Khoros Foto: Carlos Prim/Divulgação

Publicado em 28/05/2013

Nesta quarta-feira (29/5), às 20h, acontece o lançamento nacional da 16ª edição do Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais, maior projeto de circulação musical do país, iniciativa do Sesc. Este ano, serão 450 concertos, em 128 cidades, a maioria distante dos grandes centros urbanos.

A ação possibilita às populações o contato com a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc, visando à formação de plateia.

O evento de abertura do projeto, no Centro Integrado de Cultura, terá concertos dos grupos Octeto do Polyphonia Khoros (SC) e Alabê Ôni (RS). A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados antecipadamente nas bilheterias do CIC, do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) e do Teatro Governador Pedro Ivo.

O biênio 2013/2014 tem como temas “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea” e “Tambores e Batuques”, que serão desenvolvidos por grupos regionais. O primeiro tema traz à tona a força do compositor brusquense Edino Krieger, de indubitável importância para o desenvolvimento da música no Brasil, que teve reconhecida atuação também como crítico e produtor musical, criador do mais importante evento da música contemporânea no país, as Bienais de Música Brasileira Contemporânea, que em 2013 chegam à 20ª edição.

Já o segundo tema, apresenta manifestações da tradição oral presentes em comunidades quilombolas que têm o tambor como um elemento fundamental e, em alguns casos, sagrado.

SERVIÇO:
Lançamento nacional do Sonora Brasil, com apresentações dos grupos Octeto do Polyphonia Khoros (SC) e Alabê Ôni (RS).
Data: 29 de maio, às 20 horas.
Local: Centro Integrado de Cultura - Teatro Ademir Rosa (Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica)
Entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados antecipadamente nas bilheterias do CIC, do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) e do Teatro Governador Pedro Ivo.

Da Redação