00:00
21° | Nublado

Somos todos RS: CREA/SC auxilia na reconstrução do RS

As contribuições financeiras para a campanha solidária do Crea-RS pode ser feitas pelo PIX afcrea@crea-rs.org.br (Crédito da foto: CREA/SC)***CLIQUE PARA AMPLIAR A IMAGEM

Publicado em 17/05/2024

Fortemente engajado em ações de prevenção e mitigação de desastres naturais no estado, e nos últimos anos, por meio do trabalho de seu Comitê de Crise, o Conselho atuou e atua no setor, participando de campanhas e movimentos que defendem a segurança por meio da responsabilidade técnica preventiva. Frente a grande tragédia climática que assola o estado do Rio Grande do Sul, o Conselho segue trabalhando em diversas frentes, tanto nas demandas técnicas e consultivas, quanto nas ações solidárias. Todas as unidades do Crea-SC estão recebendo doações para a população afetada pela enchente no estado vizinho. Água, material de limpeza, alimentos não perecíveis e roupas podem ser entregues nas inspetorias, escritórios e sede do Conselho.

Além disso, os profissionais também podem se credenciar no programa voluntário do CREA-RS, nos 317 municípios mais atingidos, utilizar as ARTs (CREA-RS) com taxa a custo zero. Este primeiro momento, a prioridade é salvar vidas, na próxima etapa entra o conhecimento técnico a serviço da reconstrução. Inscrições aqui.

“Estamos à disposição com a infraestrutura da nossa sede, inspetorias, escritórios e postos de atendimento. São 33 unidades no estado que podem ser utilizadas para a entrega de donativos”, ressalta o presidente Kita Xavier, conclamando aos profissionais e empresas de todo o estado que auxiliem nessa força tarefa. Os profissionais e empresas também podem contribuir na campanha solidária do Crea-RS de arrecadação de materiais de construção. Doe pelo PIX afcrea@crea-rs.org.br

Como atua o Comitê de Crise do Crea-SC: Por meio do Comitê de Crise e do Plano de Atendimento a Emergência (PAE) instituído em 2023, o Crea-SC acolhe à diversas ocorrências resultantes das enchentes em todo o estado, colocando seu corpo técnico à disposição da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. O diretor do CREA-SC, Engenheiro Jackson Jarzinski, coordenador do Comitê de Crise, lembra que em 2023, o Conselho acolheu diversas ocorrências e também disponibilizou sua estrutura física para ser utilizada durante os períodos de fortes chuvas.

“Estamos novamente nos colocando à disposição da sociedade para contribuir no que for preciso no Rio Grande do Sul, e também em nosso estado. Os profissionais atuam nas fases que antecedem aos eventos climáticos previstos, durante e após qualquer ocorrência”, explica.
Segundo Jackson, as ações incluem avaliação e o dimensionamento das áreas de risco e prováveis consequências, elaboração e execução de plano de atendimento emergencial (PAE), análise de movimentação de solo, análise de estruturas, dimensionamento hídrico, plano de contenção, entre outras atividades técnicas relacionadas às áreas da engenharia, agronomia e geociências.

Em 2023 foi elaborado laudo técnico da barragem de Ituporanga. Este ano o comitê atuou na BR 470 e nos deslizamentos em Garopaba.

Atuação em Santa Tereza RS – O Comitê de Crise está prestando auxílio técnico emergencial para avaliação das condições geotécnicas das encostas e dos deslizamentos que vem afetando o município de Santa Tereza/RS. A Geóloga Germaine Aline Bernhard e o analista de geoprocessamento Everton de Oliveira Sievert iniciam os trabalhos nesta quinta (16) e ficarão uma semana no local.

 

Deslizamentos no município de Santa Tereza no Rio Grande do Sul (Crédito da foto: Divulgação)

 

O Conselho está atuando junto aos seus conselheiros, fazendo nessa próxima sexta (17), a sessão Plenária em formato solidário, arrecadando doações para o estado gaúcho. O mesmo foi feito com os gerentes e assessores do Conselho. O Crea-SC está disponibilizando alguns veículos de sua frota ao Comitê de Crise, para atendimentos emergenciais a situações de risco no RS e em SC.

“A gestão dos recursos hídricos, a preservação das áreas florestais, o descarte adequado do lixo, são ações de sustentabilidade ambiental que poderiam amenizar e até mesmo evitar esses desastres naturais, consequentemente, essa tragédia no estado vizinho. Abordar este assunto é de extrema relevância, são questões técnicas que envolvem o trabalho dos engenheiros, agrônomos e geocientistas e ressaltam a importância da engenharia na solução dos problemas”.

 

 

Da redação

Fonte: CREA

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045