00:00
21° | Nublado

Sistema CNA/Senar promove ação para reconstruir o agro no RS

Em SC, Faesc mobilizou os sindicatos rurais e os produtores em campanhas para auxiliar os habitantes do RS (Crédito da foto: Divulgação / Senar)

Publicado em 25/05/2024

O Sistema CNA/Senar vai promover uma ampla ação para reconstruir e recuperar a agropecuária no Rio Grande do Sul, afetada pela tragédia das enchentes, e para que os produtores rurais voltem a produzir alimentos.

A iniciativa denominada SuperAção Rio Grande do Sul vai mobilizar as Federações de Agricultura e Pecuária nos Estados, contará com recursos financeiros de R$ 100 milhões e incluirá profissionais do Senar de outras regiões do país.

Cerca de 300 técnicos de campo e instrutores do Senar de vários Estados, com expertise no atendimento de campo, capacidade e conhecimento das mais diversas cadeias produtivas, atuarão diretamente no Rio Grande do Sul realizando o diagnóstico da situação, no restabelecimento das propriedades e no apoio à volta da atividade produtiva.

“Montamos um Comitê Central para orientar a realização dos trabalhos na ponta. Precisamos ajudar os produtores rurais. Temos conhecimento técnico e experiência de atuação em outras situações de catástrofes. Vamos fazer a coisa acontecer. Não podemos deixar os produtores, não podemos deixar o Estado passar por mais sofrimento ainda, além de tudo que já estão enfrentando”, afirmou o presidente da CNA, João Martins.

A comitiva nacional irá se somar à equipe de técnicos e profissionais do Senar-RS e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL) que já estão atuando no atendimento aos produtores rurais.

A tragédia no Rio Grande do Sul atingiu diversas culturas com perdas que afetaram pequenas, médias e grandes produções. A equipe do Senar vai ajudar os produtores em todos os estágios das necessidades produtivas, que vão desde o inventário das perdas, manutenção de maquinários, Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), entre outras.

“Estaremos no Rio Grande do Sul com maior abrangência, desenvolvendo um plano de ação por propriedade”, afirmou o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara.

As regiões que receberão os atendimentos no Sul estão sendo mapeadas. A assistência do Senar não se limitará àqueles produtores que hoje recebem algum tipo de atendimento da entidade. O objetivo é atuar em regiões específicas com grupos que tenham tido produções de alimentos afetadas em todos os níveis.

“Estamos recebendo a solidariedade de todo o Brasil e não seria diferente com os produtores rurais, por meio da sua Confederação, com o presidente da CNA e com o Senar levando essa ajuda ao produtor rural”, afirmou o presidente da FARSUL, Gedeão Pereira.

O presidente da CNA, João Martins, já havia anunciado, no início da tragédia, uma doação do Sistema de R$ 2 milhões para o Estado.

 

Da redação

Fonte: SENAR

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045