Servidores aposentados e governo debatem desconto em SC
Nesta quarta-feira, 04, um debate sobre desconto de 14% dos servidores estaduais aposentados movimentou a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A audiência pública foi proposta pelo presidente da Comissão de Finanças, deputado Marcos Vieira (PSDB). "Queremos que a população conheça esse assunto e o impacto dessa alíquota de 14% para os aposentados do estado. Tanto o governo, quanto os sindicatos precisam convencer os deputados, que serão quem vão votar pela modificação ou não deste percentual", destacou o parlamentar.
O deputado Fabiano da Luz (PT) comentou sobre seu projeto de lei que revoga o desconto dos 14% dos servidores aposentados. "Corrige uma injustiça que foi feita e devolve esse percentual para os servidores a partir de 2024", explicou.
O presidente do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (Iprev), Vânio Boing, destaca que o governo deseja manter a atual alíquota de 14%, mas subir o teto para o desconto. "Faríamos essa mudança escalonada entre 2024 e 2026, aumentando de 1 salário mínimo e chegando a 3 salários mínimos, destacou o representando do governo do estado.
Chuvas em SC: confira os municípios e rodovias mais afetados
A presidente do Sindicato dos Servidores do Judiciário de SC, Carolina Rodrigues Costa, frisou que nenhuma reforma no sistema previdenciária do Estado resolveu o problema do déficit. "Ano após ano, desde que a isenção passou ser a apenas para quem recebe um salário mínimo, em 2021, os valores só aumentaram. Se cortar na carne dos trabalhadores não resolve o problema, precisamos encontrar um outra solução", afirmou.
Fonte: RCN
Da redação
Para a capa do Portal (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045