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Serviços do Pró-Cidadão: adaptações durante a quarentena resultou em 70 mil pessoas a mais atendidas

Imagem: Divulgação/PMF

Publicado em 06/06/2020

No período entre os dias 17 de março e 29 de maio de 2020, em que o Pró-cidadão da Prefeitura de Florianópolis está prestando serviços ao público de forma adaptada por conta da pandemia do novo Coronavírus, o número de pessoas atendidas somente pela unidade Central foi maior que na mesma época em 2019 pelas seis unidades da Capital. No ano passado, durante esses mesmos dias, foram 374 mil e 304 atendimentos, enquanto nesse ano, 444 mil e 409. Uma diferença de mais de 70 mil pessoas. Isso foi possível porque durante a quarentena o Pró-cidadão realizou diversas medidas de adaptação, como ampliação de serviços oferecidos online e atendimento por e-mail, além da adequação do call center em home office. 

Antes, o número de serviços online oferecidos no Portal da PMF era de 71. Agora, são 103 possibilidades de abertura de processos pelo portal, facilitando para a população e gerando menos demandas e aumentando a eficiência por parte do Pró-cidadão. O resultado dessa mudança foi satisfatório, visto que mais mil solicitações foram resolvidas pelo site por meio dos novos serviços somente durante o período, que continuarão sendo oferecidos de maneira online após a situação ser normalizada. Essa deve ser uma tendência para diminuir a burocratização do atendimento. 

Outra solução adotada pelo Pró-cidadão foi criar um setor de atendimento por e-mail em home office, visto que presencialmente está sendo priorizado para casos urgentes, que não podem ser feitos de outra forma. Os atendimentos presenciais caíram de 52 mil e 380 pessoas nesse período de 2019, para 1.835 em 2020. Enquanto isso, no ano passado, o Pró-cidadão não conseguia fazer resoluções de solicitações por e-mail, apenas prestava orientações, e nesse ano realizou quase 11 mil. Por telefone, foram mais de 4 mil situações resolvidas em 2019, e nesse ano o número quase quintuplicou, com mais de 20 mil atendimentos. 

Para isso, foi necessária a implantação de novas linhas telefônicas. Agora, o Pró-cidadão conta com sete linhas, três a mais que anteriormente. Os contatos para a população que precisa resolver alguma solicitação que não está disponível no portal da PMF é o e-mail gdrprocentro@gmail.com e os números (48) 3251-6416 / (48) 3251-6417 / (48) 3251-6418 / (48) 3251-6419 / (48) 3251-6482 / (48) 3251-6483 / (48) 3251-6484.

As solicitações de serviços online podem ser feitas por meio dos links:

- Prefeitura Municipal de Florianopolis - http://www.pmf.sc.gov.br
- Fazenda - http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/fazenda/
- Nota Eletrônica - http://portal.pmf.sc.gov.br/sites/notaeletronica/
- FIAC - http://portal.pmf.sc.gov.br/sites/fiac/
- SefinnetWeb - http://portal.pmf.sc.gov.br/sites/sefinnet/

Da redação