00:00
21° | Nublado

Seminário internacional discute feminismo e gênero

Escritora peruana Sara Beatriz Guardia fará a conferência de abertura

Publicado em 13/09/2013

“Desafios atuais dos feminismos” é o tema da 10ª edição do Seminário Internacional Fazendo Gênero, que acontece em Florianópolis, de segunda a sexta-feira (16 a 20 de setembro). O objetivo do seminário é promover um espaço de discussões no campo dos estudos feministas e de gênero.

Entre os temas em debates estão a baixa participação das mulheres nas instâncias de poder político; as desigualdades de gênero no âmbito do trabalho e da distribuição de renda; as dificuldades enfrentadas nas lutas pelo direito ao aborto; violências domésticas e institucionais de gênero, iniquidades em saúde e as contramarchas nas lutas pelos direitos LGBT.

A conferência de abertura será ministrada pela escritora Sara Beatriz Guardia, fundadora e diretora do Centro de Estudios La Mujer em la Historia de America Latina e professora da Universidade de San Martin de Porres, em Lima, no Peru. Ela abordará o tema “Exclusion y Genero en los Procesos de Independencia de los Paises Latino-americanos”.

O evento, promovido em conjunto pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) deve reunir cerca de 5 mil participantes vinculados a diferentes instituições nacionais e estrangeiras, além de várias gerações de pesquisadores.

A programação contará com oficinas, minicursos, conferências, mesas redondas, simpósios temáticos, lançamento de livros, exposição de pôsteres e mostra audiovisual e de fotografias. O encontro também terá várias reuniões de grupos, núcleos e redes de pesquisa nacionais e internacionais.

Da Redação