00:00
21° | Nublado

Semana Nacional reforça conscientização para Deficiência Intelectual e Múltipla

Foto: Internet/ Reprodução **Clique para ampliar

Publicado em 18/08/2023

Inicia nesta segunda-feira, 21 e segue ate o próximo dia 28, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2023. A campanha – desenvolvida pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) desde 1963, terá como tema “Conectar e somar para construir inclusão”, e é introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017.

O Brasil é considerado um país com uma das legislações mais avançadas e modernas no que diz respeito aos direitos e às garantias das pessoas com deficiência. No entanto, apesar dos avanços alcançados nas últimas décadas, a inclusão ainda está distante de ser plena em nosso país.

A campanha tem o propósito de promover uma transformação social, contribuindo para a atual mudança de cenário e levando conhecimento e informação, reforçando, assim, a conscientização para a eliminação das barreiras. 'A inclusão precisa ser construída diariamente por todos: pessoas com deficiência e suas famílias e, sobretudo, pela sociedade', destaca.

Comunicação digital

O tema quer mostrar à população que, diante da força da Era da Informação e dos impactos que a mesma causa, a conexão – por meio da comunicação interpessoal e digital – é uma ferramenta capaz de ampliar horizontes e perspectivas, permitindo, consequentemente, a união de esforços em torno de uma corrente: a construção da inclusão.

'Acreditamos que a conexão proporciona às pessoas com deficiência e suas famílias a ter melhor conhecimento de seus direitos, além de disponibilizar formas acessíveis de se comunicar com a sociedade como um todo, a exemplo dos inúmeros canais de comunicação digital: redes sociais, podcasts, lives, blogs, sites, aplicativos de mensagens instantâneas, entre outros'.

Essas ações de se conectar e comunicar são elementares no sentido de agregar e somar forças, para que, assim, o paradigma de impedimento social, ainda presente em pleno século XXI, seja descontruído e erradicado.

E para que esse projeto saia do papel e se torne possível, a campanha divulgará ao longo do ano, de forma ampla e mais clara possível, ações, conteúdos e informações promovidas pela Rede Apae Brasil que têm colaborado de maneira firme para a construção uníssona da inclusão das pessoas com deficiência – desde a primeira infância até a terceira idade – nos espaços sociais.

Da redação

 

Para mais notícias, clique AQUI

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp