00:00
21° | Nublado

Seleção Brasileira terá 15 catarinenses na disputa do Parapan

(Foto: Divulgação)

Publicado em 02/03/2017

A Seleção Brasileira Paralímpica, que disputará os Jogos Parapan-Americanos de Jovens de 20 a 25 de maio em São Paulo, terá a participação de 15 paratletas catarinenses. A convocação do Comitê Paralímpico Brasileiro ocorreu dia 23 de fevereiro e abrangeu competidores de Joinville, Itajaí, Florianópolis, Balneário Camboriú, Itapoá, Içara, Blumenau e São Bento do Sul.

Na tarde desta quarta-feira, 1º, uma equipe formada por Fayola Bueno (auxiliar técnica da Seleção Brasileira de Bocha Paralímpica), Carla Costa e Marília Garcia (árbitra e classificadora da bocha paralímpica respectivamente) esteve na Fesporte conversando com técnicos da instituição sobre a preparação dos catarinenses para a competição.

“Nossos paratletas têm grande potencial para conquistar medalha de ouro, pois todos eles possuem títulos brasileiros”, enfatizou Fayola. Para ela, a Fesporte tem um papel importante na ascensão dos competidores. “Esses atletas foram revelados em competições organizadas pela Fesporte como os Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) e Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), e essas competições serviram para qualificar nossos atletas”, garantiu Fayola. 

Treinadores catarinenses também farão parte da seleção. Além da Fayola estarão presentes as itajaienses Aline Barros, na bocha paralímpica, e Maria Fernanda Garcia, tênis em cadeira de rodas, e Camila Correa, treinadora da natação.

Os atletas catarinenses se juntarão à Seleção que será composta por 174 esportistas das 12 modalidades disponíveis no programa. Além dos competidores a delegação do Brasil contará com 79 oficiais e oito acompanhantes, chegando ao número de 261 pessoas na missão.

Onze modalidades serão disputadas no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, inaugurado em maio de 2016. Apenas o tênis em cadeira de rodas terá as partidas no clube Esperia.

Há quatro anos, em Buenos Aires, o Brasil liderou o quadro geral dos Jogos Parapan-Americanos, com 209 conquistas, sendo 102 de ouro, 65 de prata e 42 de bronze.

Confira a lista de convocados

ATLETISMO
Fabrício Júnior Barros (Aca) – Itajaí
Suélen Marcheski de Oliveira (Afadefi) – Balneário Camboriú

BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS
João Matheus Duarte Padilha (Cepe) – Joinville
Philipe Gonçalves (Afadefi) – Florianópolis

BOCHA PARALÍMPICA
Gabriel Rigol Prizzi (Afadefi) – Balneário Camboriú
Gabriel Rodrigues de Andrade (Afadefi) – Balneário Camboriú

JUDÔ
Rock Hudson de Sá Silva Júnior (Advir) – Itajaí

NATAÇÃO
Alysson Roberto de Souza (Nadoville) – Joinville
Jenifer da Rocha (Nadoville) – Joinville
João Paulo Santiago Gregorine (Nadoville) – Içara
Mayara do Amaral Petzold (Nadoville) – Joinville

TÊNIS DE MESA
Alex Sandro Pereira (Clube T. de mesa Blumenau) – Blumenau
Danielle Rauen (Fran TT/Café Morro Grande/Selam) – São Bento do Sul
Gustavo Alexandre Laskosky (Ass. Espor. Paradesp Itapoá) – Joinville
Paulo Henrique Gonçalves Fonseca (Ass. Espor. Paradesp Itapoá) - Itapoá

 

 

Da Redação