SC terá temporais e ventos de até 60 km/h

A intensificação de uma frente fria sobre o Brasil trará instabilidade ao Sul do país nos primeiros dias de abril. Nesta quarta-feira (2), Santa Catarina estará sob alerta amarelo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com previsão de chuvas acumuladas de até 50 mm e ventos variando entre 40 km/h e 60 km/h.
A formação de um ciclone no Atlântico deve agravar as condições meteorológicas, especialmente no leste do estado, onde há risco elevado de alagamentos, destelhamentos e quedas de árvores. Em outras regiões catarinenses, incluindo o Sul, as chuvas serão moderadas, mas acompanhadas de trovoadas e descargas elétricas.
O Inmet divulgou um comunicado nesta terça-feira (1), alertando que o volume de precipitação poderá oscilar entre 20 mm e 30 mm, podendo atingir 50 mm. Além disso, há previsão de ventos intensos que podem alcançar até 60 km/h em algumas localidades.
Influenciado por um sistema de baixa pressão próximo ao litoral do Rio Grande do Sul, o avanço da frente fria intensifica os temporais, justificando o alerta amarelo para Santa Catarina. Durante a manhã, as temperaturas devem oscilar entre 15°C e 21°C, enquanto no Litoral Sul, os termômetros podem marcar até 32°C à tarde.
Previsão para quarta-feira, 2 de abril:
Leste catarinense: Chuvas intensas à tarde, com risco de enxurradas e danos na rede elétrica.
Demais regiões: Possibilidade de temporais isolados e ventos fortes.
Grande Oeste: Máximas não devem ultrapassar 25°C.
Diante do cenário previsto, o Inmet recomenda precaução, especialmente em áreas urbanas suscetíveis a alagamentos. A influência do sistema de baixa pressão deve persistir ao longo da semana, mantendo a instabilidade no estado.
MARINHA DO BRASIL INFORMA:
A Marinha do Brasil participa que a passagem de uma frente fria poderá afetar a faixa litorânea dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, entre Chuí (RS) e Florianópolis (SC), com ventos de direção Sudoeste a Sul e intensidade de até 85 km/h (46 nós), entre as madrugadas do dia 4 e 5 de abril.
O referido sistema ainda poderá provocar ressaca, na mesma região, com ondas de direção Sul a Sudeste e altura até 4,0 metros, entre a madrugada do dia 4 e a manhã do dia 5 de abril. A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
