00:00
21° | Nublado

SC tem menor taxa de desemprego da década

Com mais de 85 mil encaminhamentos, o Sine Santa Catarina contribui para a recuperação econômica e a redução da desocupação no estado. (Fotos: Sicos)

Publicado em 27/01/2025

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Santa Catarina, administrado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos), registrou mais de 200 mil atendimentos ao longo de 2024. Com uma rede de 140 unidades de atendimento em todo o estado, o programa encaminhou mais de 85 mil pessoas para oportunidades de trabalho em diferentes áreas e regiões. Entre os serviços oferecidos, destacam-se o suporte na solicitação do seguro-desemprego, a orientação profissional e a intermediação entre empresas e candidatos.

Além do atendimento direto, o Sine promove feirões de emprego e coleta dados essenciais para políticas públicas voltadas ao mercado de trabalho. Santa Catarina, que vive um período de crescimento econômico, gerou mais de 149 mil postos de trabalho entre janeiro e novembro de 2024, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Essa expansão contribuiu para que o estado atingisse a menor taxa de desemprego dos últimos 10 anos, de 2,8%.

O secretário Silvio Dreveck atribuiu os resultados ao trabalho conjunto em prol do desenvolvimento econômico e da geração de emprego. “Fortalecer o mercado de trabalho catarinense é uma prioridade. Temos incentivado o empreendedorismo e atraído investimentos, com o objetivo de criar mais oportunidades para todos os perfis de trabalhadores”, afirmou.

Inclusão e oportunidades em destaque
Um dos avanços mais notáveis foi o aumento da inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no mercado. Santa Catarina preencheu 64% das vagas exclusivas para esse público, superando a média nacional de 53%. Outro destaque foi o Sine Móvel, que levou apoio às regiões afetadas por desastres climáticos no extremo sul do estado, além de conectar milhares de trabalhadores a empregos por meio de feirões realizados em diferentes cidades.

No momento, o Sine SC disponibiliza mais de 8,5 mil vagas de trabalho em setores como construção civil, logística, vendas, serviços administrativos, segurança e limpeza. Os interessados devem procurar uma unidade do Sine portando documento oficial com foto para realizar o cadastro e ter acesso às oportunidades.

 

 

Da redação

Fonte: RCN

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI