00:00
21° | Nublado

SC tem alta de 62% em voos internacionais

SC tem alta de 62% em voos internacionais
Estado já movimentou mais de 730 mil passageiros internacionais só no primeiro semestre e se aproxima da meta de 1 milhão até o fim do ano. (Foto: Roberto Zacarias/Secom GOVSC)

Publicado em 25/07/2025

Santa Catarina está entre os líderes nacionais em movimentação aérea internacional. Nos primeiros seis meses de 2025, o estado registrou um salto expressivo de 62,3% no número de passageiros e de 66,9% nas cargas transportadas em voos internacionais, na comparação com o mesmo período do ano anterior. A avaliação é da Gerência de Aeroportos da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), com base em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Com 733,3 mil passageiros internacionais circulando pelo Aeroporto de Florianópolis de janeiro a junho, o estado já atingiu 82,4% de todo o volume registrado ao longo de 2024. O crescimento acelerado deixa Santa Catarina na terceira colocação entre os estados brasileiros com maior tráfego aéreo internacional — atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

A projeção da SPAF é ultrapassar a marca de 1 milhão de passageiros internacionais até o fim de 2025. “O desempenho até agora supera as estimativas iniciais. Estamos confiantes de que, com os novos voos para Lima e cidades estratégicas do Mercosul, vamos não só atingir como superar a meta”, afirma o secretário Beto Martins.

A secretária de Turismo, Catiane Seif, também destaca os resultados: “Esses números confirmam o acerto das políticas de promoção do estado e da articulação para atrair novas rotas. Aumentar em mais de 62% o fluxo internacional em apenas um semestre é prova do trabalho conjunto para consolidar Santa Catarina como destino global”.

Além dos passageiros, o transporte de cargas pelo Aeroporto de Florianópolis também apresentou números robustos: foram movimentadas 3,3 mil toneladas no primeiro semestre. A concessionária Zurich Airport classifica o terminal catarinense como o que mais cresce no Brasil e o terceiro com maior expansão na América Latina.

Movimento doméstico segue em alta

O tráfego doméstico também avançou no primeiro semestre de 2025, com crescimento de 2,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Ao todo, 3,5 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos catarinenses. Florianópolis lidera com 1,8 milhão, seguido de Navegantes (1,1 milhão), Chapecó (295,1 mil), Joinville (268,9 mil), Jaguaruna (47,8 mil) e Correia Pinto (3,6 mil). O maior aumento percentual foi registrado em Joinville, com alta de 12,8%.

 

 

 

Da redação

Fonte: Secom

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI