SC registra melhor janeiro no varejo em seis anos

O comércio varejista de Santa Catarina registrou um crescimento de 8,3% em janeiro deste ano em comparação ao mesmo período de 2023, conforme dados divulgados pelo IBGE na sexta-feira (14). Esse é o melhor resultado para um mês de janeiro nos últimos seis anos, refletindo o fortalecimento da economia estadual e o aumento do poder de compra da população.
O desempenho catarinense superou a média nacional, que foi de 3,1%, e posicionou o estado como o terceiro de maior crescimento no país. Apenas Amapá (14,3%) e Rio Grande do Sul (10,8%) apresentaram índices superiores. Santa Catarina também ficou à frente de Minas Gerais (4,2%), Paraná (4%) e São Paulo (2,2%).
Para o secretário de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, o resultado reflete o dinamismo econômico local. “Santa Catarina tem um perfil empreendedor muito forte. Nosso trabalhador é dedicado, busca aprendizado e oportunidades. Esse crescimento econômico gera empregos e impulsiona a renda no estado”, afirmou.
Setores em destaque
O crescimento foi impulsionado, principalmente, pelo aumento das vendas de bens duráveis. O segmento de eletrodomésticos registrou alta de 11,4%, seguido pelo setor de combustíveis e lubrificantes, com 8,2%, e supermercados e hipermercados, com 7,9%. Outras áreas também tiveram desempenho positivo, como artigos farmacêuticos (7,5%) e vestuário e calçados (7,4%).
O turismo foi um dos fatores que ajudaram a impulsionar o comércio em janeiro. “O estado recebeu milhões de visitantes, o que impacta diretamente as vendas. Além disso, Santa Catarina se destaca pela segurança pública, um diferencial importante para o setor turístico e o comércio em geral”, acrescentou Dreveck.
No comércio varejista ampliado, que engloba mais segmentos, também houve crescimento. O setor de veículos, motocicletas, partes e peças avançou 10,2%, enquanto os materiais de construção registraram alta de 5,4% e os atacados cresceram 2,3% em relação a janeiro do ano passado.
Da redação
Fonte: RCN
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI