SC Mais Inovação apresenta oportunidades para o futuro
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) sediou, na última terça-feira, 12, uma reunião de apresentação do programa SC Mais Inovação a lideranças ligadas ao ecossistema de inovação na região. O programa é uma iniciativa do Governo de Santa Catarina, coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), para fomentar a implantação de novos hubs de inovação e conectar todas as regiões do Estado.
O SC Mais Inovação foi lançado no dia 21 de outubro, em Florianópolis, e pretende, até 2026, fazer com o que o setor alcance uma fatia de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense, que hoje é de 7,5%. O programa visa ainda gerar mais 30 mil vagas no setor.
O programa será executado com o apoio da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e vai criar modelos de negócio de acordo com a realidade e a maturidade de cada microrregião. A intenção é construir uma matriz catarinense de oportunidades, identificar as necessidades regionais e promover soluções inovadoras de acordo com o potencial de cada local.
O assessor de Relações Institucionais e Governamentais da Acafe, Adriano Rodrigues, explica que a meta é disponibilizar 21 agentes de inovação em todas as microrregiões do Estado até 2025.
“O SC Mais Inovação nasceu para contemplar toda Santa Catarina. Vamos atuar nas regiões em que já existem Centros de Inovação e incluir municípios que até então estavam desassistidos pelas políticas de inovação. A ideia é unir forças e implantar hubs que virão para somar em todas as regiões. O principal objetivo é a atração de negócios inovadores e de investimentos para o Estado", destacou.
A reunião para apresentação do modelo de trabalho teve a presença de representantes da Univali, do Instituto Federal Catarinense (IFC), da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), do Centro Regional de Inovação (Elume), da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), da Associação Empresarial de Itajaí (ACII) e empresários do setor.
“Essa iniciativa marca uma nova etapa para o desenvolvimento científico e tecnológico de Santa Catarina, ampliando o impacto das pesquisas produzidas nas instituições da Acafe e promovendo soluções que trazem benefícios para toda a sociedade catarinense. Nossa região é um celeiro de boas ideias e para a Univali é uma honra fazer parte do Centro Regional de Inovação desde a sua concepção. Ficamos muito entusiasmados com as propostas que ouvimos hoje e seguimos à disposição para auxiliar no fomento ao setor, na conexão entre os agentes de inovação e no desenvolvimento de pessoas e empresas", enfatizou o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Univali, professor Fabio Zabot Holthausen.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI