00:00
21° | Nublado

SC fortalece laços com a Alemanha em seminário de Bioeconomia

Especialistas brasileiros exploram tecnologias sustentáveis na Baviera durante Seminário Técnico de Bioeconomia. (Foto: Divulgação)

Publicado em 28/10/2024

As cidades de Straubing, Augsburg e Munique, na Alemanha, receberam 17 especialistas e empresários brasileiros, incluindo catarinenses, durante o Seminário Técnico de Bioeconomia. Organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL) e a FACISC, com apoio da Secretaria de Assuntos Econômicos da Baviera, o evento permitiu aos participantes um mergulho nas tecnologias de inovação e sustentabilidade, com foco em biotecnologia industrial, silvicultura e agricultura sustentável.

"O seminário é essencial para o Brasil e a Alemanha no desenvolvimento de uma economia verde, necessária para preservar o planeta, combater as mudanças climáticas e criar empregos. A Baviera investe em pesquisa e startups para novas tecnologias, enquanto o Brasil tem grande potencial em matérias-primas renováveis. Podemos colaborar para essa transformação", explica Anne Oertel, da bbw.

Com visitas a polos como o BioCampus Straubing, os participantes observaram tecnologias de ponta, como a produção de biometano pela Micropyros e a utilização de lignina pelo Grupo LXP. Aline Ghisi, do IDEL, destacou que o intercâmbio na Baviera foi "uma revolução em bioeconomia, com tecnologias que podem transformar indústrias e a sociedade".

Participantes do seminário visitam o BioCampus Straubing e observam inovações como a produção de biometano e o uso de lignina, destacando a revolução em bioeconomia.

 

A Baviera, reconhecida pela infraestrutura de bioeconomia, inclui empresas como Landpack, que produz embalagens de palha, e o Fraunhofer IGCV, que pesquisa materiais compostos e reciclagem. "Estamos abertos para cooperação com a Baviera, principalmente na área de pesquisas e novas ideias para empresas catarinenses", disse Guilherme Dallacosta, secretário de Meio Ambiente e Economia Verde de SC.

A programação incluiu visitas a centros como o Cluster de Tecnologia Ambiental e a usina de reciclagem AVA, que trata resíduos de mais de um milhão de pessoas. Com o fim do evento, os participantes retornaram ao Brasil com novas ideias para aplicar em Santa Catarina e em outras regiões do país, visando um desenvolvimento mais sustentável e inovador.

Com a conclusão do seminário, os participantes retornam ao Brasil com novas ideias para um desenvolvimento sustentável, fortalecendo a bioeconomia em Santa Catarina e em outras regiões. 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI