00:00
21° | Nublado

SC está sob forte instabilidade climática

Previsão indica volumes de chuva acima da média em regiões como o Alto Vale e Grande Oeste. (Foto: Airton Fernandes/SDC)

Publicado em 05/12/2024

Santa Catarina enfrenta um fim de semana de chuvas intensas e persistentes, com risco moderado a alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos em diversas regiões do estado. Segundo a Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC) e a Epagri/Ciram, as precipitações podem ultrapassar os 200mm a 300mm em áreas mais afetadas, especialmente entre o Extremo Oeste, Alto Vale do Itajaí e a divisa com o Paraná.

O cenário de instabilidade começa nesta sexta-feira, 6, com a aproximação de uma frente fria. Temporais localizados, acompanhados de ventos intensos e granizo, devem atingir o Grande Oeste e os Planaltos no final da tarde e início da noite. No sábado, 7, a chuva será mais persistente e abrangente, reduzindo os riscos de ventos e granizo, mas aumentando os perigos relacionados a alagamentos e enxurradas.

Entre domingo, 8, e segunda-feira, 9, a precipitação continua em grande parte do estado, com destaque para as regiões próximas à divisa com o Paraná, incluindo o Planalto Norte e o Vale do Itajaí. Esses locais devem registrar os maiores volumes de chuva, agravando a possibilidade de elevação dos rios e ocorrências associadas.

Os altos volumes de chuva previstos podem causar a elevação dos níveis de rios nas principais bacias hidrográficas catarinenses, como a do Rio Itajaí, que pode atingir níveis de alerta no Alto e Médio Vale, com risco de inundações em alguns municípios. Pequenos rios, como nas bacias do Peixe, Chapecó, Irani e Jacutinga, podem transbordar rapidamente, aumentando o risco de enxurradas no Oeste e Meio-Oeste.

Além dos impactos hidrológicos, áreas de declividade acentuada e solo saturado apresentam risco elevado de deslizamentos. A Defesa Civil destaca a vulnerabilidade do Alto Vale do Itajaí e do Grande Oeste, onde a combinação de fatores pode gerar movimentações de massa, afetando diretamente comunidades próximas.

Para minimizar os riscos, a Defesa Civil recomenda que a população:

-Evite transitar em áreas alagadas ou próximas a rios em elevação.
-Não atravesse ruas ou pontes submersas, nem pratique atividades ao ar livre durante temporais.
-Esteja atento a sinais de deslizamento, como trincas no solo, paredes ou estruturas inclinadas.

Moradores podem acompanhar os avisos meteorológicos enviando o número do CEP para 40199.

Prevenção 

As chuvas devem continuar influenciando o tempo em Santa Catarina ao longo da próxima semana, especialmente nas áreas mais vulneráveis. A colaboração da população é essencial para garantir a segurança de todos.

 

 

Da redação

Fonte: Secom

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI