SC é líder nacional na produção de maçã
Esta semana é especial aos produtores de uma das frutas mais apreciadas no mundo. Na última segunda-feira, 21 de outubro, foi o Dia Internacional da Maçã – cultura que traz importantes benefícios nutricionais, além de desempenhar papel fundamental na economia catarinense, especialmente na serra, maior região produtora de maçã do estado e do Brasil.
O clima frio e as características geográficas oferecem condições ideais para o cultivo de maçãs de alta qualidade. Para se ter uma ideia, de acordo com dados de um levantamento feito pela Epagri, a produção de maçã na serra catarinense gera R$1,5 bilhão por ano. A safra 2022/2023 atingiu um Valor Bruto de Produção (VBP) de R$ 740 milhões.
Também é na serra catarinense que está situada a "capital nacional da maçã" – São Joaquim. O reconhecimento é resultado da dedicação dos produtores locais, que utilizam técnicas inovadoras para garantir as melhores safras.
O presidente do Sindicato Rural de São Joaquim e vice-presidente de finanças da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Antônio Marcos Pagani de Souza, realça a importância econômica da fruta para Santa Catarina. “Nosso estado responde por significativo volume da produção brasileira e, além de São Joaquim, outros municípios como Fraiburgo e Bom Jardim da Serra, também se destacam na produção de maçã”.
O setor é impulsionado por iniciativas que visam aperfeiçoar a produtividade e expandir os mercados de exportação. O Sistema Faesc/Senar desenvolve a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de fruticultura e atende com êxito os produtores dessa cultura. Parcerias entre o governo estadual, entidades como a Associação dos Produtores de Maçã e Pera de SC (AMAP) também garantem a sustentabilidade do setor.
Para o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, Santa Catarina tem muito a comemorar neste mês em que se celebra o Dia Internacional da Maçã. “O estado confirma com orgulho sua posição de destaque no cenário nacional, consolidando-se como referência não apenas pela quantidade, mas pela qualidade de suas safras, o que muito nos orgulha".
Da redação
Fonte: RCN
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI