00:00
21° | Nublado

Saúde e inteligência artificial entram em pauta na Alesc

Saúde e inteligência artificial entram em pauta na Alesc
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promove nesta semana seminários voltados a saúde, tecnologia e inovação, reunindo profissionais de diferentes setores para debater soluções estratégicas. (Foto: Agência AL)

Publicado em 15/09/2025

Nesta terça (16) e quarta-feira (17), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) abre espaço para debates sobre saúde, tecnologia e inovação, reunindo especialistas, gestores públicos, empresários e pesquisadores interessados em pensar soluções que beneficiem a população.

Os seminários oferecem uma oportunidade para atualização profissional, troca de experiências e reflexão sobre políticas e práticas que impactam diretamente a vida dos catarinenses.

Avanços na saúde e capacitação profissional

Em Mafra, a Comissão de Saúde e a Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Escola do Legislativo, promovem o “Seminário de Capacitação em Estomias e Epidermólise Bolhosa”. Este é o quarto encontro de um ciclo que já passou por Blumenau, Xanxerê e Criciúma, focado no aprimoramento de profissionais de saúde para oferecer cuidados mais humanizados a pacientes com essas condições, elevando sua qualidade de vida e autoestima.

Paralelamente, no Auditório Antonieta de Barros, acontece o Evento Acadêmico Profissional do Programa de Pós-Graduação Gestão do Cuidado em Enfermagem - Modalidade Profissional, da UFSC. A iniciativa, conduzida pelo deputado Neodi Saretta (PT), presidente da Comissão de Saúde, busca formar profissionais capazes de aplicar pesquisas e desenvolver tecnologias que fortaleçam o Sistema Único de Saúde (SUS) e aproximem a qualificação existente das necessidades da saúde coletiva. O encontro contará com a participação de representantes da CAPES, da UFSC e do Departamento de Enfermagem.

Inovação frugal em foco

Em Florianópolis, a Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação da Alesc, em conjunto com a Escola do Legislativo e a Unisul, organiza o “III Seminário Internacional de Inovações Frugais: A inteligência artificial na otimização de recursos”. A iniciativa, proposta pelo deputado Fabiano da Luz (PT), reúne pesquisadores, empreendedores e formuladores de políticas públicas para debater como soluções simples e acessíveis podem gerar impactos significativos.

A inovação frugal propõe o desenvolvimento de produtos e serviços eficientes e de baixo custo, utilizando a tecnologia, inclusive a inteligência artificial, para maximizar resultados com recursos limitados. O objetivo é fomentar um desenvolvimento sustentável que seja ao mesmo tempo eficaz e inclusivo.

 

Leia também:

- Juro Zero garante R$ 41,6 milhões para MEIs em SC

 

 

Da redação

Fonte: RCN

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI