00:00
21° | Nublado

Santa Catarina produz a banana mais doce do Brasil

A expectativa é de que o Instituto analise e homologue o pedido para Indicação Geográfica (IG) da banana em no máximo um ano (Foto: Divulgação)

Publicado em 28/09/2016

A Região de Corupá solicitou o selo de Indicação Geográfica (IG) que reconhece a banana produzida nos municípios de Schroeder, Corupá, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul como a mais doce do Brasil. Com o slogan “Banana de Corupá: doce por natureza”, a fruta se tornará patrimônio regional e ganhará destaque nacional e internacional.

O grande diferencial da banana produzida na região de Corupá é o sabor da fruta, que é mais doce do que as demais, além da cultura e do modo de produção dos bananicultores. O sabor se deve à combinação de clima, relevo e temperatura da região. Com um tempo maior para se desenvolver e amadurecer, a banana acumula mais minerais e açúcares e é esse o segredo da banana da região de Corupá.

Com a Indicação Geográfica, os bananicultores da região poderão utilizar o selo de origem em seus produtos, desde que sigam um regulamento de produção, que dará aos consumidores garantia da qualidade diferenciada da fruta. 

Corupá é o maior produtor de banana do Estado, com 155 mil toneladas por ano, envolvendo 600 famílias. Cerca de 10% da produção é exportada para Argentina e Uruguai. Em 2014, Santa Catarina produziu 710 mil toneladas da fruta, se tornando o quarto maior produtor nacional de banana.