00:00
21° | Nublado

Sancionado o projeto de lei que valoriza os professores estaduais

Com R$ 529,5 milhões, o projeto sancionado pelo governador Jorginho Mello vai descompactar a tabela salarial dos professores estaduais. (Foto: Leo Munhoz / SECOM)

Publicado em 07/11/2024

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 7, foi sancionado o projeto de lei que promove a descompactação da tabela salarial dos professores da rede estadual de Santa Catarina. A medida, que representa um aumento para todos os docentes efetivos, é a primeira ação desse tipo em 16 anos, com um investimento total de R$ 529,5 milhões.

O objetivo é valorizar os professores de acordo com seu tempo de serviço e qualificação, ajustando a tabela salarial para evitar a concentração de salários nas faixas iniciais. A mudança, considerada histórica, busca reconhecer o trabalho dos educadores e a importância de um ensino de qualidade para o futuro do estado.

Além disso, o governo comprometeu-se a aplicar 100% dos recursos do Fundeb no pagamento dos professores, assegurando que esses fundos sejam totalmente direcionados à valorização da categoria. A medida atende a uma demanda histórica dos profissionais da educação e traz um modelo de remuneração mais justo, focado na meritocracia e no incentivo à qualificação acadêmica.

O novo sistema será implementado de forma gradual ainda neste ano, com o objetivo de equilibrar os ajustes orçamentários sem comprometer a qualidade da educação. A proposta representa um avanço significativo para a valorização dos professores catarinenses, reconhecendo sua contribuição essencial para o desenvolvimento social e econômico do estado.

 

 

Da redação

Fonte: Secom

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI