00:00
21° | Nublado

ReÓleo quer novo recorde para Florianópolis no Guinness Book

Recomenda-se que o óleo armazenado em garrafas pet (Foto: reprodução)

Publicado em 05/06/2015

O título de cidade que mais coleta e recicla óleo vegetal no mundo é de Florianópolis desde 2012. Graças ao trabalho do Programa ReÓleo da Associação Comercial e Industrial de Florianopolis (ACIF), a capital catarinense está no Guinness Book, famoso livro dos recordes – a certificação é resultado da coleta de 18.670 litros do resíduo em um único mês. Agora, o ReÓleo quer superar a marca já registrada e chegar a 20 mil litros coletados. A campanha para bater o recorde será realizada de 1º/6 a 30/6.

Novamente, a iniciativa pretende movimentar toda a comunidade – moradores, proprietários de bares, restaurantes, hotéis, escolas entre outros -, para que deixem de descartar o óleo usado na pia ou jogá-lo direto no solo. Para participar da campanha e também colaborar com o meio ambiente, basta armazenar o resíduo em garrafas PET e entregar em um dos cerca de 200 pontos de entrega voluntária (PEV’s) do programa espalhados por Florianópolis. Todo o óleo coletado seguirá para a empresa Ambiental Santos, parceira do programa, onde será reciclado.

Segundo o diretor do Programa ReÓleo, Luiz Falcão, a ideia da campanha é, além do novo recorde, criar em cada pessoa o hábito de descartar corretamente o óleo usado. “É dar continuidade ao ciclo da sustentabilidade, mobilizando e conscientizando crianças e adultos”, explica Falcão.

Para atingir o objetivo, o ReÓleo irá promover uma série de atividades pela cidade e uma gincana de arrecadação entre as escolas públicas e particulares já inscritas no programa. Por meio da gincana, as escolas receberão produtos de limpeza conforme a quantidade de óleo arrecadada e a que mais contribuir para a campanha de quebra do recorde, receberá uma verba de três mil reais para ações relacionadas com educação ambiental.

Pontos de entrega

A listagem de PEV’s e os endereços para entrega do óleo podem ser acessados pelo site www.acif.org.br/reoleo/pontos-de-entrega. A nova campanha para o Guinness faz parte das comemorações pelos 100 anos da entidade. “Em um ano tão significativo como o do centenário, mais um recorde internacional é um presente da entidade para a cidade. O ReÓleo  muito bem exemplifica os pilares da ACIF, de apresentar projetos sustentáveis, preocupados com o futuro da cidade e seus moradores”, destaca o presidente da ACIF, Sander DeMira.

Em quase duas décadas de funcionamento, o ReÓleo já coletou e enviou para reciclagem mais de 3 milhões de litros de óleo vegetal, evitando a poluição de rios, lagos, mares, lagoas e lençóis freáticos e ajudou a evitar a emissão de 25 mil toneladas de CO2, gás responsável pelo efeito estufa. Além disso, já sensibilizou mais de 20 mil crianças e adolescentes por meio da palestra de sustentabilidade Reciclar é Educar.

Como participar

Para participar do programa, é necessário entrar em contato com a Acif e cadastrar o condomínio. Caso não seja morador de condomínio, a Acif sugere entrar em contato com a Associação de Moradores da sua região. 

Para que a coleta de óleo ocorra de forma bem sucedida, é necessário que os coletores (bombona ou lixeira) fiquem em local coberto e protegido contra animais e vândalos. É necessária uma pessoa de contato (síndico) para resguardar o local de armazenamento e avisar a Acif quando estiver com cerca de 50 litros de óleo.

A Acif oferece palestras e folder informativos para os condôminos de forma a engajá-los a participar da coleta de óleo, é só entrar em contato com a entidade e fazer a solicitação. Para os moradores, basta seguir as mesmas recomendações de quem entrega nos pontos de entrega voluntária.

Recomenda-se que o óleo armazenado em garrafas pet, seja colocado dessa forma dentro da bombona, ou seja, sem despejá-lo, somente colocando o recipiente fechado dentro da bombona. Essa prática evita sujeira.

Acesse: www.acif.org.br/reoleo/participe-do-programa