00:00
21° | Nublado

Rendeiras, fuxiqueiras e estudantes de moda participam de feira no Largo da Alfândega

Evento inclui exposição de produtos feitos com renda de bilro e fuxico, oficinas de almofada e roda das artesãs (Foto: Reprodução/Círculo)

Publicado em 30/08/2018

Rendeiras e fuxiqueiras participam nesta sexta-feira (31/08), no Largo da Alfândega, da segunda edição da feira realizada pelo projeto “Escola de Empreendedores – Renda-se à Moda”, das 10h às 17h. No evento, promovido pela Prefeitura de Florianópolis, os artesãos expõem seus produtos, feitos com o fuxico e renda de bilro, uma das mais características tradições da capital catarinense. A iniciativa tem apoio dos alunos do curso de design de moda da Estácio.

Nesta semana, serão realizadas também oficinas de almofada de renda, pique para ponto básico e de fuxico. A iniciativa pretende aproximar rendeiras e fuxiqueiras do universo da moda, por meio da interação com os alunos da Estácio. A intenção é profissionalizar as atividades, divulgar os produtos e impulsionar a comercialização do artesanato local, para que a produção se torne referência no país.

O projeto prevê ainda a oferta de cursos de qualificação, que serão ministrados pelo Sebrae de Santa Catarina. “Vamos direcionar as atividades de alguns alunos para a renda de bilro e o fuxico, para desenvolvermos este projeto. A intenção é reunirmos pesquisas, projetos e produtos relacionados à renda e ao fuxico e apresentarmos estes resultados durante os encontros com os outros participantes do projeto.  Queremos mostrar para as rendeiras e fuxiqueiras como é o Design de moda e o valor do trabalho de cada um destes artesãos, fortalecer a renda como referência”, afirma Vanessa Koppe, coordenadora do curso de Design de Moda da Estácio, do campus de São José.

Da redação