00:00
21° | Nublado

Regularização prorrogada evita perdas na maricultura de SC

Regularização prorrogada evita perdas na maricultura de SC
A medida, publicada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, atendeu à articulação do deputado Marquito (PSOL), que alertou para os impactos de um cancelamento em massa dos registros em Santa Catarina. (Foto: Bruno Collaço/Agência AL)

Publicado em 30/07/2025

O Ministério da Pesca e Aquicultura publicou a Portaria MPA nº 499/2025, que prorroga até 30 de julho de 2026 o prazo para solicitação da Licença de Aquicultor – documento essencial para manter ativo o Registro Geral da Atividade Aquícola e Pesqueira (RGP).

A decisão foi comemorada pelo deputado estadual Marcos José de Abreu - Marquito (PSOL), que atuou junto à SFPA/SC e Ministério para que o prazo fosse estendido. A estimativa é de que mais de 4 mil piscicultores e maricultores catarinenses seriam prejudicados se o prazo não fosse ampliado.

Em ofício encaminhado ao Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula,  o parlamentar alertou sobre as dificuldades que poderiam ser causadas se não houvesse alteração do prazo estabelecido pela Portaria MPA nº 174/2023. Marquito alegou que não houve tempo para a SFPA/SC fazer um trabalho junto aos piscicultores e maricultores para orientá-los sobre a importância da Licença de Aquicultor e viabilizar a emissão da mesma. 

O cancelamento em massa dos registros ativos teria impacto econômico direto na produção e comercialização de peixes e moluscos em SC.  

“Com base nesse diálogo do mandato com as entidades dos piscicultores e maricultores, e a interlocução com o Governo Federal, o MPA reconheceu a urgência do tema e atendeu à nossa solicitação”, comentou Marquito. 

Ele destacou que seu mandato seguirá comprometido “com a defesa da piscicultura, maricultura e da pesca artesanal, setores que sustentam comunidades, movimentam a economia e garantem soberania alimentar”.

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI