00:00
21° | Nublado

Reeleito, Marquito promete avanços na justiça climática e ambiental

Reeleição fortalece continuidade de projetos ambientais na Alesc. (Foto: Carol Morgan)

Publicado em 06/02/2025

O deputado e ambientalista Marcos José de Abreu - Marquito (PSOL) foi reeleito, na quarta-feira (05/02), para a Presidência da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O parlamentar comemora que poderá dar continuidade ao trabalho que tem pautado sua vida política: a defesa dos recursos naturais, com a apresentação de leis de proteção ao meio ambiente e a proposição de debates que ele defende como urgentes, como a crise climática e eventos extremos.

“Essa não é apenas uma conquista do nosso mandato, mas de todas as pessoas que defendem a agroecologia, a justiça ambiental e os direitos dos povos e territórios. Nos últimos anos, avançamos com projetos fundamentais para proteger a natureza e promover um modelo de desenvolvimento sustentável”, disse o deputado. "Agora, com a continuidade na presidência da comissão, seguiremos inovando, fortalecendo as políticas ambientais e sociais, sempre em diálogo com os movimentos populares, cientistas, agricultoras e agricultores e a comunidade. A luta pela justiça climática, pela proteção da biodiversidade e por um desenvolvimento sustentável segue firme”, garantiu.

Agroecologia e Justiça Social

Marquito é engenheiro agrônomo e mestre em Agroecossistemas. Está em seu primeiro mandato como deputado estadual de Santa Catarina, já presidiu a  Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável por dois anos e agora assume pelo próximo período, até 2026. Ele já foi vereador de Florianópolis por seis anos, construindo o Mandato Agroecológico. É autor das Leis da Compostagem, Política Municipal da Agroecologia e Produção Orgânica, Floripa Zona Livre de Agrotóxicos e Direitos da Natureza. Essa última lei virou uma referência internacional e foi apresentada por Marquito na ONU em 2022. Nas últimas eleições municipais, concorreu pelo PSOL pela primeira vez ao cargo de prefeito de Florianópolis. Ficou em segundo lugar na disputa, com 22,5 % dos votos.

Conheça os principais projetos de Marquito 

Projeto de Lei das Cidades Esponja 

Projeto de Lei da Compostagem 

Lei da Cultura Oceânica 

Semana do Alimento Orgânico

Projeto de lei do Saneamento ecológico 

Pec dos sistemas lagunares

Projeto de lei dos atingidos por barragens

Projeto de lei dos Bioinsumos

Projeto de Lei que estabelece procedimentos para incidentes com cargas perigosas 

Projeto de transição do Plástico de uso único

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI