Recitais levam alívio e arte a pacientes na Grande Florianópolis
Durante o primeiro semestre de 2025, o violista e musicista Matheus Gadelha realizou cerca de 15 horas de apresentações gratuitas de música clássica e popular em três unidades hospitalares da Grande Florianópolis por meio do projeto “Música nos Hospitais: Uma Cura Arretada”.
Ao longo de 15 recitais, realizados entre fevereiro e junho, no Hospital Infantil Joana de Gusmão e no Centro de Pesquisa Oncológica (Cepon), em Florianópolis e no Hospital Regional de São José Dr. Homero de Miranda Gomes, em São José, mais de mil pessoas, entre pacientes, familiares e profissionais da saúde, foram impactadas com as apresentações. Os encontros transformaram o ambiente hospitalar num espaço de acolhimento, arte e conexão.
“Sempre idealizei levar música aos hospitais, pois o voluntariado faz parte da minha vida. É que desde criança acompanhava minha avó em asilos no Ceará e agora com esse projeto pude retribuir e levar um pouco da minha arte para que estava nas unidades hospitalares”, compartilha Matheus, que nasceu em Crato/CE e mora desde 2018 em Florianópolis.
Para ampliar a diversidade musical e enriquecer ainda mais a experiência nas apresentações do projeto, Matheus contou com a participação de artistas convidados que contribuíram para a riqueza sonora e estética dos recitais. Nesta edição os convidados foram: a violinista Iva Giracca, o acordeonista Roger Corrêa, o violinista Israel Dutra, a violoncelista Renata Oliveira e a bailarina Fabiana Lessa.
Matheus destaca que muitos momentos foram tocantes e marcaram o projeto, um deles foi o pedido de um paciente internado que queria conhecer o som da viola. “Por restrições médicas, ele não podia sair da cama, mas conseguimos posicionar a cama próxima à porta para que ele pudesse assistir a apresentação. Isso mexeu com toda a equipe”, relata o musicista.
A proposta do projeto “Música nos Hospitais: Uma Cura Arretada”, realizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, e com o incentivo do Bistek Supermercados e da Alucal Alumínio Caravaggio Ltda, foi desde o início: levar a música instrumental a novos públicos, tornar o ambiente hospitalar mais leve e promover conexões humanas por meio da arte.
“A cada recital, os repertórios foram adaptados às realidades de cada hospital, resultando em uma experiência transformadora e inesquecível. E espero que possamos ter mais temporadas e levar música para mais pessoas que estão nas unidades hospitalares de Santa Catarina”, completa Matheus.
Matheus Gadelha já foi nosso Personagem da Semana. Relembre!
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Outros posts Ver todos
21° | Nublado


