“Bucaneira” resgata a essência dos verdadeiros piratas
A Livrarias Catarinense promove o lançamento do livro Bucaneira - Um arriscado resgate (Editora Alcance, 282 pág., R$ 35), nesta terça (9/4), às 19h30. O autor Silvio Melo vai participar de uma sessão de autógrafos na Megastore da Livrarias Catarinense no Continente Park Shopping, em São José.
Em Bucaneira, o leitor navega em um enredo envolvente, que traça a dura e gananciosa realidade dos piratas, que segundo o autor não deixam de ser humanos em suas buscas, sejam elas corretas ou não. “Os piratas foram ficando estereotipados e, nas histórias mais recentes, abandonaram definitivamente o terreno da verossimilhança. Pensando nisso, resolvi contar uma história dessas criaturas de almas revoltadas, gente obcecada por riquezas inimagináveis, brutos, rudes, porém, humanos”, explica Silvio Melo.
Sobre o autor
Sílvio Melo, músico, compositor e aviador, começou na carreira aviatória como professor titular de Navegação Aérea e adjunto em Aerodinâmica e Meteorologia na EAPAC (Escola de Aperfeiçoamento e Preparação da Aeronáutica Civil), no Rio de Janeiro, no ano de 1970. Atuou como piloto executivo e posteriormente como piloto de linha para Rio-Sul Serviços Aéreos/Varig S/A.
O tempo de exercício na profissão atingiu a marca de quarenta anos de trabalho e milhares de horas de voo sobre as Américas do Sul e Norte, Europa Ocidental e África. Dessas experiências brotou a vontade de escrever sobre a ciência da navegação e as grandes travessias. Tendo sido a literatura uma constante em viagens e estudos, o tema escolhido como eixo foi o das navegações e grandes travessias através dos tempos.
Os piratas foram os personagens escolhidos em razão de terem sido eles também grandes navegadores, além de figuras clássicas do universo literário infantil e adulto.
Da Redação