00:00
21° | Nublado

Quer aprender violino ou flauta? Inscrições abertas na Ossca!

Projeto da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina oferece 65 vagas gratuitas para jovens da rede pública. (Foto: ASCOM)

Publicado em 09/04/2025

A Escola Sinfônica da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (Ossca) está com inscrições abertas para estudantes entre 10 e 18 anos que tenham interesse em aprender música erudita. A oportunidade é voltada a alunos matriculados em escolas públicas da Grande Florianópolis, e as inscrições devem ser realizadas entre os dias 7 e 15 de abril, conforme as orientações do edital disponível no site oficial da instituição.

As aulas são gratuitas e acontecem na sede da Orquestra, localizada no Centro de Florianópolis. Nesta nova fase, serão selecionados 65 novos alunos, que se somarão aos já matriculados para completar as 200 vagas disponíveis.

Para tirar dúvidas sobre o processo de inscrição, os interessados podem entrar em contato exclusivamente por e-mail (escolasinfonica@ossca.com.br) ou via WhatsApp pelo número (48) 99962-9088. O atendimento presencial não está disponível para esclarecimentos.

A seleção será feita por uma banca formada pelas direções pedagógica e artística da Ossca. O critério de escolha dará prioridade às turmas dos instrumentos com vagas em aberto. A Escola oferece formação em violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete, saxofone, percussão, trompete, trompa, trombone e tuba.

Formação com resultado reconhecido

No mês de março, os alunos do primeiro ciclo apresentaram-se em recitais realizados na sede da Escola, atraindo um público de cerca de 600 pessoas. “Os eventos foram um grande sucesso, que veio coroar o trabalho que desenvolvemos com esses aspirantes a músicos, alguns dos quais já demonstrando talento para se tornarem profissionais”, destacou André Almeida, presidente da Ossca.

O segundo ciclo de atividades teve início na última segunda-feira, dia 7 de abril, e segue até julho. A continuidade do projeto foi possível graças a recursos de emenda parlamentar de bancada, apresentada pelo senador Esperidião Amim.

Segundo André, os 65 novos estudantes selecionados nesta etapa se integrarão aos alunos que continuam do ciclo anterior, mantendo a continuidade do aprendizado. Ele também ressalta os esforços da diretoria da Ossca em garantir a sustentabilidade da Escola Sinfônica, buscando torná-la uma iniciativa permanente. “Nosso desafio é conquistar apoiadores e fontes de financiamento que acreditem na proposta de formação de músicos eruditos e na promoção da cultura clássica em Santa Catarina”, afirma.

A Escola é realizada com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do governo federal.

 

 

 

Da redação

Fonte: RCN

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI