Quatro blocos parlamentares são formados para a nova legislatura
Foi oficializada a formação de quatro blocos parlamentares para a nova legislatura da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), que teve início no último dia 1º. Os ofícios que formalizam os blocos foram publicados no Diário da Alesc da última quinta-feira, 02.
A formação dos blocos está prevista no artigo 19 do Regimento Interno da Assembleia e geralmente ocorre por afinidade política ou ideológica entre os partidos que os compõem. No entanto, há um limite mínimo (cinco) e um máximo (dez) para a quantidade de deputados em cada bloco.
Os blocos recebem o mesmo tratamento dado às bancadas partidárias. O objetivo é fortalecer a atuação dos partidos com menos deputados na Alesc e garantir uma participação maior, por meio dos blocos, nas comissões e no tempo destinado aos partidos na tribuna, durante as sessões ordinárias.
Cão farejador se aposenta da PRF após 9 anos de bons serviços
Para a atual legislatura, MDB e PSDB se uniram para formar o Bloco Parlamentar Social Democrático, composto por oito deputados (seis do MDB e dois do PSDB). União Brasil, PSD e PTB integram um segundo bloco, formado por seis parlamentares.
Com a denominação de Bloco Parlamentar Democrata, Inclusão Social e Igualdade, PT e PDT se uniram em um bloco de cinco deputados. Por fim, Podemos,Novo e Republicanos também estão reunidos em um bloco composto por cinco parlamentares.
Ao todo, 13 partidos contam com representação partidária no Parlamento estadual. O PL segue com a maior bancada da Alesc, com 11 integrantes. Por estar acima da quantidade máxima de cadeiras para a formação de um bloco, atuará como bancada partidária. PP, com três membros, e PSOL, com um, não integram, até o momento, nenhum bloco parlamentar.
Fonte: Alesc
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br