00:00
21° | Nublado

Quarta-feira de Cinzas marca o pico de calorão em SC

A quarta-feira de Cinzas começou daquele jeito: QUENTE! (Charge: Ed. Carlos)

Publicado em 05/03/2025

A intensa onda de calor em Santa Catarina continuará por mais tempo do que o previsto inicialmente. A Defesa Civil, que antes projetava o fim do fenômeno para sexta-feira (7), atualizou a previsão e agora indica que as temperaturas elevadas devem persistir até domingo (9). Com isso, os impactos na saúde também se tornam mais preocupantes.

O calor extremo pode causar desconforto térmico, agravar doenças cardiorrespiratórias e aumentar os casos de desidratação. De acordo com o mapa divulgado pela Defesa Civil na terça-feira (4), as regiões do Oeste, Extremo Oeste e Litoral Sul estão em alerta laranja, o que indica alto risco. Outras áreas do estado, que anteriormente apresentavam pontos de risco baixo, agora aparecem em amarelo, sinalizando risco moderado.

Termômetros podem superar os 40°C em algumas regiões

As temperaturas seguem elevadas pelo menos até a manhã de domingo (9), principalmente no Oeste e no Litoral Sul, onde os termômetros podem ultrapassar os 40°C. O calor intenso, aliado à umidade, favorece a formação de temporais isolados típicos do verão, com previsão de raios, alagamentos e enxurradas, especialmente no interior do estado, entre quarta-feira (5) e quinta-feira (6).

As tardes e noites seguem abafadas, com máximas acima dos 30°C em todas as regiões catarinenses. Diante desse cenário, a Defesa Civil reforça a necessidade de cuidados redobrados, como hidratação constante, ventilação adequada nos ambientes e atenção especial a grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos.

Segundo a MetSul Meteorologia, a permanência do calor intenso se deve a um bloqueio atmosférico causado por uma área de alta pressão na costa brasileira, que impede a chegada de frentes frias e mantém o tempo seco no Sul e Sudeste do país.

No entanto, essa condição extrema está com os dias contados. Entre domingo (9) e segunda-feira (10), uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e muda o panorama em Santa Catarina, trazendo temperaturas mais amenas e abaixo da média para o período.

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI