00:00
21° | Nublado

Projeto Rolê Brasil - edição Florianópolis levará aula de história ao ar livre para moradores da cidade


Publicado em 05/09/2016

Após três anos no Rio de Janeiro, o projeto Rolê Carioca se tornou Rolê Brasil e ganha as ruas do país. Consagrado como uma das melhores aulas de história a céu aberto sobre uma cidade, o projeto já atingiu mais de 15 mil pessoas em 2016, passou por Belo Horizonte, Salvador, São Paulo, Fortaleza e chega a Santa Catarina no próximo sábado, dia 10/09, com a proposta de expor para moradores, estudantes e turistas, os fatos, personagens históricos, curiosidades, informações urbanísticas e arquitetônicas de Florianópolis.

A edição catarinense vai acontecer nas ruas do Centro Histórico da capital, passando por diversos pontos importantes da região. O passeio será gratuito e os participantes não precisam fazer inscrição prévia: basta comparecer no dia, horário e local marcado. O  ponto de encontro será no largo da Catedral Metropolitana de Florianópolis, às 10h. O percurso do Rolê em Floripa vai passar pela Praça XV de Novembro, Catedral Metropolitana, Museu Histórico de Santa Catarina/Palácio Cruz e Souza, Largo da Alfândega, Mercado Público até o Mirante da Ponte Hercílio Luz e o Parque da Luz que é o último ponto. Haverá, também, intervenções culturais que pretendem incentivar a interação entre os participantes.

Voltado para moradores, estudantes e turistas, e guiado por professores do curso de História da Faculdade Estácio de Sá, o passeio pretende ser um convite para um rolê pela alma encantadora das ruas do Centro Histórico que tanto dizem sobre a identidade florianopolitana, porém com um olhar contemporâneo e linguagem coloquial, permitindo que o público se aproxime da história dos locais.  

Segundo o professor William Martins, um dos guias do percurso, a cidade tem uma importante relevância histórica e social por ter sido comandada a partir de suas fortalezas espalhadas ao longo da ilha, depois por povoados, pouco centralizados, mas que, no entanto, eram vinculados por um centro, um espaço de mercado e troca. “Mas de fato o Centro Histórico de Florianópolis é um ícone do século XX. Após as disputas da Revolta da Armada, passará por uma série de mudanças para marcar a estrutura de uma nova cidade.  O ícone desta transformação é sem dúvida a construção da Ponte Hercílio Luz”, conclui.

Já o professor Rodrigo Rainha chama a atenção para o nome da cidade. Desterro, como era chamada, foi escolhida pelo presidente da República, Floriano Peixoto, para ser a capital do país, mudando para sempre a história da pacata Ilha de 675,410 km². “Com o fim da Revolução Federalista, em 1894, em homenagem ao então presidente, a cidade muda o nome para Florianópolis. Entretanto, Floriano Peixoto não era uma autoridade com popularidade na cidade e enfrentou grande resistência de seu governo”, explica.

O projeto Rolê Brasil é idealizado pela Estácio, com apoio do Estúdio M’Baraká.
https://www.facebook.com/RoleBrasil/
https://www.facebook.com/events/305534909838059/

Da redação