00:00
21° | Nublado

Projeto de SC é premiado pela redução de riscos nas obras

Na foto, Fernanda Retzem e Lucas Bergmann, do Sesi; Bruna Pacheco, Ana Paula Scheidt, Thailine Bruno e Margareth Cardoso do Seconci, recebem o prêmio na cerimônia realizada em São Paulo. (Foto: Divulgação)

Publicado em 02/12/2024

O programa Obra mais Segura em SC foi um dos destaques do Prêmio Proteção Brasil 2024. A cerimônia da premiação, que reconhece as empresas que desenvolvem as melhores práticas em Saúde e Segurança do Trabalho, foi realizada durante o 7º Congresso Brasileiro de SST, em São Paulo. Desenvolvido em parceria pelo Seconci - Serviço Social da Indústria da Construção Civil e pelo Sesi, o projeto visa reduzir os riscos de acidentes graves e fatais em canteiros de obras do estado.

Neste ano, dos 336 cases de todo o país inscritos no Prêmio Proteção, 43 projetos, de 10 estados brasileiros e diferentes segmentos econômicos, foram premiados. O projeto Obra mais Segura foi o único vencedor na categoria Ações Institucionais Voltadas à SST - Saúde e Segurança no Trabalho. " O prêmio é um reconhecimento a todo o trabalho que vem sendo realizado. O programa teve um crescimento mais expressivo no último ano, mas vem sendo desenvolvido desde o final de 2022. Então essa premiação vem para validar esses serviços que o Seconci e Sesi estão prestando para o setor da construção civil e como uma forma de mostrar que o empresário, ao aplicar o programa, se preocupa com a saúde e a segurança do trabalhador", destaca a coordenadora administrativo financeiro do Seconci Grande Florianópolis, Bruna Pacheco.

O programa, que é gratuito, funciona com a certificação de canteiros de obras de empresas da construção civil que priorizam a segurança de seus trabalhadores. Após a adesão ao projeto, colaboradores da obra são treinados para serem multiplicadores de segurança. Chamados de Agente SOMAS, um “Supervisor Obra Mais Segura”, esses colaboradores encaminham relatórios semanais para o programa e uma vez por mês um auditor do programa faz a avaliação in loco. "Para ser certificado o canteiro de obras tem que ter por três meses consecutivos a pontuação de 80% no questionário. E com este selo de reconhecimento público, as empresas se beneficiam de uma série de vantagens, como a redução de acidentes, um ambiente de trabalho mais seguro, e recebem também ações de saúde voltadas para o trabalhador, como palestras", explica Bruna.

Para receber o selo, as empresas são avaliadas em critérios como: realização de treinamentos periódicos, disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), implementação de protocolos de segurança, manutenção regular de equipamentos e ferramentas e monitoramento constante de riscos no ambiente de trabalho. Até o mês de novembro deste ano, foram atendidas 642 obras e 168 foram certificadas. Além disso, foram realizadas 4,6 mil inspeções, 1,2 mil agentes SOMAS foram capacitados e foram atendidos um total de 20.981 trabalhadores.

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI