00:00
21° | Nublado

Projeto aproxima alunos de rendeiras e fuxiqueiras de Florianópolis

Foto: Reprodução

Publicado em 26/07/2018

Uma das características mais tradicionais de Florianópolis é uma belíssima arte trazida dos Açores pelos colonizadores portugueses: a renda de bilro, que, assim como o fuxico, ganha destaque em uma iniciativa da Faculdade Estácio, em parceria com a Prefeitura da Capital, por meio da Fundação Cultural Franklin Cascaes. O projeto “Escola de Empreendedores – Renda-se à Moda” começa nesta sexta-feira (27/07), das 10h às 17h, com uma feira no Largo da Alfândega, onde rendeiras, fuxiqueiras e estudantes do curso de Design de Moda da instituição vão expor seus produtos.

Os eventos serão realizados mensalmente, todas as sextas-feiras, no entorno do Mercado Público. A iniciativa pretende aproximar os artesãos do universo da moda, por meio da interação com os alunos da Estácio. A intenção é profissionalizar as atividades, divulgar os produtos e impulsionar a comercialização do artesanato local, para que a produção se torne referência no país.

O projeto prevê ainda a oferta de cursos de qualificação, que serão ministrados pelo Sebrae de Santa Catarina. “Vamos direcionar as atividades de alguns alunos para a renda de bilro e o fuxico, para desenvolvermos este projeto. A intenção é reunirmos pesquisas, projetos e produtos relacionados à renda e ao fuxico e apresentarmos estes resultados durante os encontros com os outros participantes do projeto.  Queremos mostrar para as rendeiras e fuxiqueiras como é o Design de moda e o valor do trabalho de cada um destes artesãos, fortalecer a renda como referência”,afirma Vanessa Koppe, coordenadora do curso de Design de Moda da Estácio, do campus de São José. O primeiro curso de capacitação está previsto para o dia 15 de agosto.

Confira a programação:

27/7 - 10h às 17h

31/8 - 10h às 17h

28/9 - 10h às 17h

26/10 - 10h às 17h

30/11- 10h às 17h

21/12 - 10h às 17h

Da redação