00:00
21° | Nublado

Projeto, agora em Floripa, quer promover o esporte paralímpico no Brasil

Foto: Reprodução

Publicado em 08/10/2014

Até o dia 12/10 acontece na capital o projeto Experimentando Diferenças, que pretende contar com o apoio dos catarinenses à sua meta de promover o esporte paralímpico e os atletas que o praticam, ampliando, dessa forma, o interesse dos brasileiros pelas Paralimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

Ao visitar o projeto, as pessoas aceitam o desafio de “entrar na pele” de um esportista com deficiência, praticando corrida e basquete em cadeira de rodas, jogando futebol com os olhos vendados, dentre outras modalidades do esporte adaptado. Nesta 18ª edição, o público poderá experimentar uma vivência diferente: jogar vôlei sentado.

As atividades esportivas são desenvolvidas em uma arena de 180m², sempre montada em shoppings centers. Com o apoio de monitores, os visitantes, além de praticar uma série de esportes paralímpicos, podem jogar games com simulação virtual de corrida e handbike. Medalhistas dos esportes adaptados – atletismo, natação, canoagem e tênis de mesa – vão interagir com o público, incentivando-o a participar das atividades.

Ao contrário do que acontece no Brasil, onde poucos atletas paralímpicos são populares, na Europa eles têm tratamento de estrelas. Daí a importância do projeto Experimentando Diferenças, que nasceu para divulgar os feitos internacionais dos nossos atletas e dar visibilidade aos esportes paralímpicos. No futebol adaptado, por exemplo, o Brasil é campeão imbatível há 13 anos. Troféus e títulos no basquete, judô, canoagem, atletismo e bocha são conquistas dos paratletas brasileiros há muito tempo. "Nosso sonho é que as Paralimpíadas ganhem o coração da torcida brasileira”, diz Fernando Rigo, idealizador do projeto, que tem o aval do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Mostra fotográfica

Paralelamente, o público terá a oportunidade de visitar a exposição fotográfica Caravana Vencedores, do fotodocumentarista Sergio Dutti. A mostra, contendo 60 das mais importantes imagens publicadas no livro Vencedores, de sua autoria, tem como temática a luta diária dos paratletas brasileiros que participaram dos Jogos Paralímpicos de Londres em 2012. Imagens impactantes de paratletas nacionais e internacionais consagrados surpreenderão os visitantes do Shopping Iguatemi.

O conceituado fotógrafo Sergio Dutti trabalhou em alguns dos principais veículos de comunicação do país. Fotógrafo especial da Veja, foi subeditor de fotografia das revistas Época e Caras e coordenador de fotografia do jornal O Estado de S. Paulo, em Brasília. Recebeu o Prêmio Abril de Jornalismo nos anos 2012 e 2014 e foi premiado também em importantes concursos fotográficos, como o Cristina Tavares, o Wladimir Herzog de Direitos Humanos e o Nikon Internacional PhotoContest por dois anos consecutivos.

De caráter itinerante e com uma programação que se estende até 2015, os eventos são patrocinados pela Caixa Econômica Federal por intermédio das Loterias da CAIXA. A programação no Shopping Iguatemi acontece de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo das 11h às 20h. A entrada é gratuita.

Da redação