00:00
21° | Nublado

Programa de Apoio a Projetos da ACIF abre inscrições

Projeto 'A escola vai ao Circo da Dona Bilica' foi um dos selecionados em 2014. Foto: Vanessa Soares

Publicado em 26/08/2015

Estão abertas as inscrições para o 5ª edição do Programa de Apoio a Projetos (PAP 5) da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF). O PAP 5 premia duas categorias. A primeira destina um montante de 50 mil reais para iniciativas nas áreas de Empreendedorismo, Cooperativismo, Trabalho e Geração de Emprego e Renda, Promoção da Cultura e Arte, e Filantropia e Educação, que beneficiem Florianópolis e seus moradores. Já a outra, criada esse ano,  é uma parceria com a empresa de limpeza e serviços especiais Ondrepsb e apoia que oportunizem o desenvolvimento profissional de pessoas portadoras de deficiências físicas, mentais e/ou psíquicas.

Hoje, o Brasil tem 357 mil postos de trabalho destinados a esse público, grande parte deles criadas em função da Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência. A lei estabelece que empresas com mais de cem funcionários devem destinar de 2% a 5% de suas vagas para pessoas com deficiência. Mas, segundo dados do Ministério do Trabalho, ainda é pequeno o percentual de contratações por empresas que não são obrigadas a cumprir a medida, já que 92% destas contratações foram em função da legislação.

Como participar do PAP 5

Para participarem do processo de seleção do PAP 5, as iniciativas devem ser executadas entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2016, todas na Capital, e por ‘pessoas jurídicas sem fins lucrativos’, também sediadas em Florianópolis. Os projetos devem obedecer a critérios como relevância social e poder transformador; potencial de continuidade; oportunidades para voluntariados; sustentabilidade; visibilidade, inovação e criatividade; entre outros. Cada projeto inscrito deverá apresentar orçamento com valores a partir de um mil reais e até, no máximo, 20 mil reais. Não serão analisados projetos com orçamento fora destes valores.

A entidade vai disponibilizar uma equipe para atendimento presencial dos interessados em elaborar projetos, tirar dúvidas sobre inscrições e regras do edital. O atendimento será realizado todas às segundas-feiras pela manhã (durante o período de inscrições), mediante agendamento prévio. Além disso, a ACIF irá acompanhar a execução dos projetos selecionados e, os que precisarem de mais de seis meses para ser executados, deverão fornecer relatórios trimestrais informando o andamento das atividades.

Da redação