00:00
21° | Nublado

Professora de SC se destaca em prêmio nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Professora da UFSC Debora Peres Menezes recebe o prêmio do presidente do CNPq, Ricardo Galvão, e do presidente do Confap, Odir Dellagostin (Foto: Francieli Regina de Oliveira) **Clique para ampliar

Publicado em 27/03/2023

A professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Debora Peres Menezes, foi a segunda colocada na categoria Ciências Exatas do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação – “Professora Odete Fátima Machado da Silveira”.

Os vencedores do prêmio foram conhecidos durante o Fórum Nacional Confap, realizado em São Paulo. Debora foi indicada por meio de edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

A professora é graduada em licenciatura e bacharelado e é mestre em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Tem doutorado pela University of Oxford, da Inglaterra, pós-doutorado pela Universidade de Coimbra, de Portugal, e estágio sênior pela Sydney University, Austrália, e pela Universidade de Alicante, da Espanha (2014). É professora titular da UFSC e presidente da Sociedade Brasileira de Física.

Previsão do tempo: Saiba como ficará o cima nos próximos dias

O prêmio tem patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCTI) e apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). Premiou  pesquisadores(as) que se destacaram em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, cujos resultados geraram conhecimento e beneficiaram, direta ou indiretamente, o desenvolvimento e o bem-estar da população brasileira. Também reconheceu a atuação de profissionais de comunicação que, por meio do jornalismo científico, contribuíram para a aproximação entre a CTI e a sociedade brasileira.

A premiação

A premiação foi dividida em três categorias: Pesquisador(a) Destaque, com as subcategorias Ciências da Vida; Ciências Exatas; e Ciências Humanas; Pesquisador(a) Inovador(a), com as subcategorias Inovação para o Setor Empresarial; e Inovação para o Setor Público; e Profissional de Comunicação.

Com o objetivo de buscar equilíbrio entre os Estados, o prêmio foi dividido em duas etapas: Estadual e Nacional. A Etapa Estadual em Santa Catarina, organizada pela Fapesc, recebeu inscrições das Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs). 

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br