Primeiro filhote de baleia-franca é avistado no litoral catarinense
Elas chegaram há duas semanas e, nessa terça-feira, 27, foi localizado pelo Projeto Franca Austral (ProFRANCA) o primeiro filhote gerado em litoral catarinense neste ano. Foi na praia de Itapirubá Sul, em Laguna (SC). “Pela nossa avaliação, o filhote tem pouquíssimos dias de vida, pois a mãe foi uma das primeiras baleias avistadas nesta temporada, e estava sozinha. Ela já é velha conhecida do ProFRANCA, registrada em 2013”, afirma Karina Groch, diretora do projeto, que é patrocinado pela Petrobras.
O fenômeno reprodutivo surgiu antes do esperado, pois costuma ocorrer entre julho e setembro. “Nesta época elas migram da Antártica até nosso litoral para parir e amamentar seus filhotes”, explica Karina, reforçando que o motivo é a procura por águas mais quentes e calmas, e livres de predadores, o que proporciona um ambiente adequado para os primeiros meses de vida do recém-nascido.
Quer saber onde tem baleia-franca?
O ProFRANCA informa diariamente em seus stories, no Instagram e Facebook, onde foram avistadas as baleias-francas. No site do Projeto (baleiafranca.org.br) há mais detalhes sobre como são identificados e um mapa das avistagens.
Universidade Gratuita: aprovada em SC admissibilidade da PEC
O ProFRANCA - Projeto Franca Austral - é realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br