00:00
21° | Nublado

Previsão aponta chuva volumosa, risco de inundações e frio intenso em SC

De acordo com a Defesa Civil, devido às chuvas acumuladas ao longo da semana, as condições geológicas de Santa Catarina estão em estado de atenção. (Foto: Ricardo Wolffenbüttel/SECOM)

Publicado em 11/07/2024

Nas últimas 12 horas foram registradas chuvas médias de 45mm em todo o estado. A equipe de monitoramento da Defesa Civil indica que  a chuva vai se manter persistente até o amanhecer de sexta-feira, 12, com volumes médios acumulados que variam entre 70 a 90 mm, podendo superar os 100 mm em pontos específicos.

O risco de inundações é alto nos municípios do Alto Vale do Itajaí. Modelos hidrológicos indicam que o nível do rio em Rio do Sul pode atingir entre 7,5 a 8,5 metros até esta sexta-feira, 12. Hoje o rio está na marca de 6,2 metros. Cenários mais severos apontam a possibilidade de níveis entre 9 a 10 metros. Nas demais áreas das bacias hidrográficas dos rios Itajaí, os níveis de atenção para inundações devem ser atingidos, com risco alto de alagamentos e enxurradas nas áreas em laranja e risco moderado nas áreas em amarelo, no mapa.

Figura 1: Mapa meteorológico Defesa Civil SC.

 

No sábado 13, a formação de um novo sistema de baixa pressão sobre Santa Catarina trará novamente chuvas intensas e volumosas ao estado. As precipitações devem começar na manhã de sábado, intensificando-se entre a tarde e a noite, e se estendendo até a manhã de domingo,14. O sistema deve se afastar para o mar no decorrer do domingo, diminuindo a intensidade das chuvas em todo o estado.

De acordo com a Defesa Civil, devido às chuvas acumuladas ao longo da semana, as condições geológicas de Santa Catarina estão em estado de atenção. O Planalto, Alto, Médio e Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis estão com  risco elevado de deslizamentos, fluxos de detritos e quedas de blocos, especialmente nas regiões do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis durante o final de semana. As outras regiões de Santa Catarina estão em estado de observação devido à fragilidade do solo.
 

Temperaturas baixas 
 

Segundo a equipe de monitoramento da Defesa Civil, o tempo instável e chuvoso, combinado com a presença de uma massa de ar frio, tem mantido as temperaturas baixas em todas as regiões catarinenses, com valores não passando muito de 15°C. Este comportamento permanece pelo menos até o fim de semana. 

Para as madrugadas e amanhecer são esperadas temperaturas próximas a 0°C na Serra e em torno de 6°C entre os planaltos, Grande Oeste, parte do Alto Vale e da Grande Florianópolis Serrana. Nas demais regiões do estado, as mínimas tendem a variar entre 7 e 12°C. Já nas tardes, com a cobertura de nuvens e o predomínio do vento sul, as temperaturas máximas variam entre 8 e 10°C no Grande Oeste e planaltos e entre 12 e 15°C nas demais regiões, favorecendo a manutenção de uma onda de frio, condição em que as temperaturas permanecem abaixo do esperado por um período mais longo. 

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC) está atualizando constantemente os cenários de previsão. A população é aconselhada a acompanhar os Avisos Hidrometeorológicos e Geológicos emitidos diariamente pela SDC para se manter informada e tomar as devidas precauções.

Recomendações:

  • Proteção: Use roupas adequadas e mantenha-se agasalhado, especialmente durante as noites e madrugadas.
  • Aquecimento: Verifique o funcionamento de aquecedores e tome cuidado com o uso de fogões a lenha ou gás para evitar acidentes.
  • Animais: Garanta abrigo adequado para animais de estimação.
  • Saúde: Cuide de sua saúde, evitando a exposição prolongada ao frio e hidratando-se adequadamente.
  • Trânsito: Motoristas devem redobrar a atenção nas estradas, especialmente nas regiões serranas.

 

 

Da redação

Fonte: RCN

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045