00:00
21° | Nublado

Presidência da OAB/SC: A vez de mudar ou manter?

Disputa pela presidência da OAB/SC ganha força com as eleições previstas para o dia 22 de novembro. Na foto, candidatos da Chapa 01 Vivian De Gann e Tullo Cavallazzi Filho. (Foto: Divulgação)

Publicado em 20/11/2024

As eleições das diretorias e conselhos da Seccional e das subseções da Ordem dos Advogados de Santa Catarina (OAB/SC) serão realizadas no dia 22 de novembro de 2024, em plataforma on-line e de forma híbrida. Serão preenchidos cargos do conselho seccional e sua diretoria, conselheiros federais, diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados e diretorias das 53 subseções ou conselhos subseccionais.

Duas chapas disputam a preferência dos advogados catarinenses. Confira as nominatas e as respectivas plataformas. 

Chapa 03 - União, Trabalho e Transformação (Situação)  

Presidente: Juliano Mandelli
Vice-presidente: Gisele Kravchychyn
CAASC: Pedro Miranda
Conselho Federal: Cláudia Prudêncio (atual presidente)
Conselho Federal: Rafael Horn

Nominata completa aqui.

Plataforma

REDUÇÃO DA ANUIDADE PARA TODA ADVOCACIA, Em virtude da quitação da dívida histórica da OAB/SC pela atual gestão.

MUDANÇAS NO STF - Buscar o aperfeiçoamento dos julgamentos na Suprema Corte, garantindo a colegialidade, a sustentação oral, o respeito às prerrogativas e a participação da advocacia, bem como debater no Congresso Nacional o formato de escolha dos ministros do STF e a fixação de um mandato para o exercício do cargo, defendendo de forma intransigente as liberdades individuais e o Estado Democrático de Direito.

MAIS ADVOCACIA DATIVA - Majorar ainda mais os valores da Tabela de Honorários da Advocacia Dativa, pugnando os pagamentos por fase de jurisdição, antes do trânsito em julgado do processo judicial.

OAB/SC POR ELAS  - Pugnar pagamento pelo Estado de remuneração às advogadas que conferem orientação jurídica consultiva nos atendimentos do Projeto de acolhimento e combate à violência doméstica. 

HUB OAB/SC - Implementar o HUB OAB/SC nos 53 Escritórios Compartilhados CAASC, criando um espaço de convivência para formação da Jovem Advocacia e dos advogados que estejam se reinserindo no mercado, para sanar dúvidas relativas ao exercício da profissão e troca de experiências com Mentor Profissional, além de fornecer um endereço fiscal gratuito.

NENHUMA PRERROGATIVA A MENOS - Enfrentar todas ameaças que coloquem em risco o exercício profissional, como a recente normativa do CNJ que torna compulsórios os julgamentos através do plenário virtual sem direito à oposição pela advocacia. Criar um Centro de monitoramento e enfrentamento de projetos de lei, decisões e normativas que ponham em risco as prerrogativas da advocacia para sistematizar, agilizar e otimizar a atuação do Sistema OAB. Utilizando da tecnologia para disponibilizar à advocacia um aplicativo que permita identificar e denunciar as ocorrências para acionar imediata atuação do Sistema OAB

Modernizar regras de publicidade - As regras estabelecidas para a publicidade na advocacia precisam se atualizar e se adaptar à nova realidade. Já lideramos muitas das recentes transformações, propostas por Santa Catarina junto ao Conselho Federal da OAB. Mas é preciso transformar e modernizar ainda mais para aproveitarmos as oportunidades que as novas tecnologias podem propiciar.

OAB/SC DO FUTURO - Criar uma incubadora de startups jurídicas dentro da OAB/SC, oferecendo suporte a advogados e advogadas empreendedores que buscam inovar na prestação de serviços, disponibilizando à toda advocacia acesso à inteligência artificial com banco de petições e jurimetria para melhor desempenho no exercício profissional.

OAB/SC NA PALMA DA MÃO -  Fazer a transformação digital e acabar com a necessidade de contatar a OAB para emissão de documentos e certidões. Através do aplicativo PopUp, tornar a OAB e a CAASC ainda mais digital para que os advogados tenham o que necessitarem da instituição a um clique de distância.

PORTE DE ARMA PARA A ADVOCACIA - Pugnar pela isonomia no sistema de justiça, assegurando à advocacia o direito ao porte de arma, em condições equivalentes às garantidas a juízes e membros do Ministério Público.

 

Chapa 01 - MUDA OAB (Oposição)

Presidente: Vivian De Gann

Vice-presidente; Marcus Silva

Conselheiro federal: Tullo Cavallazzi Filho

Plataforma 

Eleições diretas para o Conselho Federal, fortalecendo a participação democrática de todos os advogados e advogadas na OAB.

Defendemos o fim do inquérito das fake news no STF, colocando limites a atuações abusivas e restabelecendo o equilíbrio institucional e constitucional entre os Poderes.

Valorização dos advogados: revisão da tabela de honorários, piso remuneratório, aumento da tabela e fim do limite de 3 comarcas da advocacia dativa.

Porte de armas para advogados, garantindo mais segurança na atuação em casos delicados e com risco à integridade física.

Programa Primeiros Passos: isenção de anuidade nos 3 primeiros anos, financiamentos de R$ 30 mil para compra de equipamentos, softwares e capital de giro e curso de formação de novos advogados.

Aumentar a liberdade nas regras de publicidade, modernizando a profissão e permitindo que advogados e escritórios alcancem mais visibilidade e competitividade no mercado atual.

Criação de Curso de Formação em Advocacia Corporativa, com conteúdos sobre como atuar em departamentos jurídicos de empresas, noções de empreendedorismo, marketing digital e autoliderança.

Defender os honorários de sucumbência dos advogados públicos como verba privada, sem repasses a fundos de reaparelhamento, garantindo a independência da advocacia.

Revisão do Plano de Saúde, avaliando gestão própria ou renegociação de comissões, alta qualidade e ampla cobertura.

Programas para advogados seniores, com preparação para aposentadoria e reinserção no mercado de trabalho, garantindo que advogados mais experientes se mantenham ativos e valorizados.

 

 

Da redação

Fonte: RCN

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI