00:00
21° | Nublado

Prefeitura inicia segunda etapa da liberação do tráfego pela Ponte Hercílio Luz

Foto: PMF/Divulgação

Publicado em 29/01/2020
Usuários de algumas linhas do transporte coletivo convencional e executivo municipal e intermunicipal contaram com uma novidade no trajeto nesta quarta-feira, 29. A Ponte Hercílio Luz começou a fazer parte do itinerário de dezesseis linhas: linha de ônibus convencional municipal, 630 - Corredor Continente (sentido Centro); linhas executivas municipais, 3001 - Executivo Jardim Atlântico/UFSC (ida), 3002 - Executivo Abraão/UFSC (ida) e 6220 - Executivo Abraão (sentido bairro); e linhas executivas intermunicipais (ida e volta), Executivo Biguaçu, Executivo Bairro Ipiranga, Executivo Bela Vista, Executivo Zenaide, Executivo Dona Wanda, Executivo Dona Adélia, Executivo Antônio Carlos e Executivo Governador Celso Ramos, Executivo Palhoça, Executivo Pinheira, e Executivo Enseada. Também passam pela ponte, a linha Ponte Viva, e veículos oficiais como viaturas, ambulâncias e bombeiros, liberados a partir da última segunda-feira, 27.
 
Também estão liberados para passagem pela ponte, os veículos escolares. O primeiro ônibus já existente e de alta demanda de usuários a passar pela Ponte foi o Corredor Continente, que saiu do Ticen às 5h05. A Guarda Municipal de Florianópolis vai orientar os motoristas que trafegarem no entorno da cabeceira Continental nesta quarta-feira.
 
O que muda para os usuários dessas linhas?
 
Os ônibus liberados nesta segunda etapa que são provenientes da região Continental via Estreito, acessavam o Centro pela Rua General Liberato Bittencourt, seguiam pela Rua General Eurico Gaspar Dutra, Avenida Governador Ivo Silveira, Ponte Governador Pedro Ivo Campos Terminal Ticen, Avenida Paulo Fontes e Terminal Urbano Cidade Florianópolis. A partir de agora, ao saírem da Rua General Liberato Bittencourt, seguirão pela Rua General Eurico Gaspar Dutra, Avenida Ivo Silveira e Ponte Hercílio Luz. Ao saírem da Ponte, o trajeto continua pelo lado direito da Alameda Adolfo Konder, exclusivo para ônibus, passando pela Conselheiro Mafra, Francisco Tolentino, Avenida Paulo Fontes e Terminal Integrado do Centro (Ticen) ou Terminal Urbano Cidade Florianópolis (Tecif), dependendo do terminal final de cada linha.
 
Devido a essa mudança, os usuários que utilizavam o ponto de ônibus da Rua Visconde de Cairú para embarcar em uma das linhas desta segunda fase de liberação para tráfego, devem ficar atentos. A partir desta quarta-feira, 29, o ponto de embarque neste entorno será na Rua General Euríco Gáspar Dutra, 226, em frente à LBV. Fiscais da Secretaria Municipal de Mobilidade estarão no local orientando os passageiros.
 
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano estuda eventualmente no final de semana de carnaval, o uso da Ponte para o transporte coletivo.
 
“A partir de agora, iniciamos a liberação de tráfego pela Ponte, aos poucos, para que possamos avaliar os resultados de cada etapa, de forma isolada. Montamos um planejamento, mas é possível que mudanças ocorram para que ajustes sejam feitos de acordo com o comportamento do usuário e fluxo de mobilidade no entorno e trajeto desses veículos”, explica o Secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano, Michel Mittmann.
 
Novos pontos de parada (embarque e desembarque)
 
Devido à inserção da Ponte Hercílio Luz no itinerário das linhas acima, novos pontos de parada foram implementados pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano por meio da Diretoria de Operações (Diope). As placas indicativas foram instaladas na Rua General Euríco Gáspar Dutra, (1) em frente à LBV; na Rua Francisco Tolentino (1), próximo à Casas da Água; e na Alameda Adolfo Konder, (3), no Boulevard da Ponte Hercílio Luz.
 
A partir do próximo sábado, 1º de fevereiro, o tráfego na Ponte Hercílio Luz (passarelas e pistas de rolamento) serão exclusivas para pedestres e ciclistas nos finais de semana e feriados. Nesses dias, os horários dessas linhas continuarão funcionando no trajeto anterior, pela Ponte Pedro Campos. Nos dias úteis, a passagem a pé e de bicicleta deve ser feita somente pelas passarelas.
 
Da Redação