Prefeitura de Florianópolis oferece programação especial para o Dia Internacional da Mulher
Atrações artísticas, culturais, exposições, palestras, estética e beleza, fazem parte da programação gratuita que será oferecida pela Prefeitura de Florianópolis para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado dia 8 de março. Os eventos são realizados em parceria com as Secretarias Municipal de Assistência Social; Cultura Esporte e Lazer; Saúde; rede solidária Somar Floripa e Polícia Civil e Militar. As atividades vão até dia 21 de março.“É sempre importante lembrar que a data, mais do que um dia de comemoração, é um dia de conscientização sobre a importância da prevenção e combate à violência contra a mulher”, afirma o Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.
Apoio às mulheres vítimas de violência na Capital
Para auxiliar mulheres vítimas de violência em Florianópolis, a Prefeitura de Florianópolis disponibiliza o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CREMV), onde a vítima é acolhida e recebe atendimento social e psicológico, visando promover a ruptura da situação em que se encontra. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, na Rua Delminda da Silveira, s/nº, ao lado da 6ª Delegacia de Polícia da Capital, bairro Agronômica. O atendimento pode ser requisitado pela própria vítima ou via encaminhamento da rede socioassistencial do município. Denúncias podem ser feitas nas Delegacias de Polícia ou da Mulher, Defensoria Pública, Ministério Público e pelo disque-denúncia 180.
Os abusos, ao contrário do que muitas pessoas possam imaginar, vai além da parte física, podendo ser: psicológico, emocional, mental, opressão, moral, sexual e até patrimonial. “Nosso objetivo com essas ações, é lembrar todas as mulheres que é possível se libertar de qualquer tipo de abuso e que elas não estão sozinhas nessa batalha”, afirma a secretária de Assistência Social, Maria Cláudia Goulart da Silva.
Confira a programação especial do mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher
Quinta-feira, 7 de Março
10h30 às 18h - Roda de Rendeiras, Fuxiqueiras e Ratoeiras na Praça XV de Novembro, Centro
19h30 - Prêmio Maricota no Teatro Álvaro de Carvalho , Centro
Sexta-feira, 8 de Março
8h - Base da PM - Força tarefa de abordagem às mulheres em situação de rua em parceria com a 6ª DP no Terminal Rita Maria
8h - Ação Afirmativa e de Promoção à Auto Estima com Mulheres Vítimas de Violência - Somar Floripa - Abrigo para Mulheres
Local: Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CREMV) Agronômica:
8h - Exposição 'As Margaridas' da artista Maristela Giassi
8h30 - Roda de conversa sobre o papel da delegacia da mulher na rede
9h30 - Projeto CREMV e Lei Maria da Penha nas Escolas
10h30 - Rede Catarina de Proteção à Mulher
14h - CREMV 10 Anos
15h - Roda de Conversa sobre Violência Doméstica: mitos que matam
16h - Apresentação da casa de passagem para mulheres em situação de violência doméstica e mulheres em situação de rua
Segunda-feira, 11 de março
20h - CREMV e Lei Maria da Penha na escola
Escola Básica Professora Herondina Medeiros Zeferino - Ingleses
Sábado, 16 de março
9h - Ação Afirmativa e de Promoção à Auto Estima com Mulheres - Conselho Local de Saúde e Somar Floripa
Vila Aparecida
Quinta-feira, 21 de março
18h - Abertura de Exposição Coletiva
Elas: Entre linhas, Cores e Formas
Galeria do Mercado Público