00:00
21° | Nublado

Pouco espaço? Confira as 5 melhores formas de organizar sua sala de jantar

Foto: Reprodução

Publicado em 24/02/2016

Com imóveis cada vez menores, a procura por métodos para aproveitar melhor um espaço e fazer com que ele fique confortável e aconchegante parece ser um desafio. A sala de jantar é o cômodo que mais sofre com este dilema, mas é possível resolvê-lo de maneira prática, sem deixar a decoração de lado. Confira 5 dicas!

Mesas multifuncionais

Móveis funcionais, mesmo pequenos, podem facilitar o seu dia a dia. Algumas mesas têm a opção de se tornar um banquinho, caso você coloque uma almofada em cima, trazendo mais espaço e conforto aos seus convidados. Apostar em modelos que contenham nichos também é uma dica.

Além disso, é possível investir nas que trazem gavetas, permitindo maior otimização de espaço para que você guarde toalhas, talheres e outros objetos que compõem a mesa. Interessante para quem gosta de fazer jantares para a família, a mesa extensível pode ser o modelo perfeito.

Móveis arredondados

A circulação de pessoas no ambiente deve ser priorizada, para que não haja acidentes e todos fiquem bem confortáveis em sua casa. Uma forma de garantir esta comodidade às visitas é investir em móveis arredondados a fim de evitar que as pessoas esbarrem e as pontas dos objetos as machuquem.

Substitua as cadeiras

As cadeiras podem ser substituídas quando não cabem no ambiente. Muitas pessoas colocam uma quantidade maior de assentos do que ele comporta, fazendo com que o desconforto e o incômodo atrapalhem as refeições dos moradores e dos convidados.

O ideal é que haja um espaço de, no mínimo, 70 centímetros entre uma cadeira e outra para que a mobilidade não seja limitada e o conforto esteja sempre garantido. Se, mesmo assim, o espaço estiver apertado, aposte em bancos. Eles comportam mais pessoas de maneira confortável e compõem a decoração.

Repense a mesa

Balcões. Característicos das cozinhas americanas, eles são uma saída para quem tem um espaço reduzido na sala de jantar. Aliados a banquetas, eles formam um estilo de decoração único, despojado e que é tendência em residências menores.

Outra forma de criar a impressão de um espaço maior é encostar um dos lados da mesa na parede. Mesmo fazendo com ele ela perca um lugar, esta ação permite que haja uma área maior de circulação para as pessoas.

Cor e iluminação

O que alguns consideram detalhe, pode fazer grande diferença na hora de organizar a sua sala de jantar. As cores quentes aumentam o apetite, enquanto as cores frias dão a sensação contrária, por isso os tons neutro e pastel são os mais indicados para esta parte da casa.

A iluminação também deve ser bem pensada, já que ambientes mal-iluminados causam desconforto. Uma dica é instalar spots e um lustre que chame a atenção e, ao mesmo tempo, não impeça a visão das pessoas à mesa.

Da redação