00:00
21° | Nublado

Por que visitar museus com as crianças?

Os espaços podem ser cenário para novas experiências e descobertas culturais (Reprodução) **Clique na imagem para ampliar

Publicado em 18/07/2022

Na hora de decidir o que fazer com os filhos pequenos no fim de semana ou nas férias, muitos pais não pensam em incluir na lista de atividades uma visita a um museu. Ainda que muitos deles sejam espaços em que se deve fazer silêncio e ter cuidado com as peças expostas, nem todos os museus são iguais. Com um pouco de pesquisa, é possível encontrar opções que também sejam “lugar de criança”. 

De acordo com Fraya da Cunha, diretora do Marista Escola Social Lucia Mayvorne, as experiências culturais proporcionam muitos conhecimentos na fase da infância. “As crianças utilizam e encontram nesses espaços, novos olhares sobre o mundo e perspectivas para construírem o seu repertório, ampliando o aprendizado e o desenvolvimento”, explica.

Além de cultura, os museus são uma porta de acesso a conhecimentos científicos e históricos, e podem ser uma forma da família passar um tempo de qualidade junta. 

Confira algumas dicas que podem tornar esse momento mais proveitoso.

1 - Considere os interesses da criança

Na hora de escolher um museu para conhecer, leve em consideração os temas de interesse dos pequenos. Gosta de dinossauros? De astronomia? De pintura? Pesquise e encontre uma opção que contemple esses gostos, o que vai tornar a experiência mais atraente. Ou, ainda, opte por um museu que tenha exposições interativas ou espaços voltados para crianças.

2 - Explique as regras

Para tornar o passeio mais tranquilo, é importante explicar algumas coisas sobre os museus antes que vocês saiam de casa. Deixe claro que nem todas as peças podem ser tocadas. Além disso, gritos e saltos precisam esperar o momento da saída.

3 - Participe com ela da experiência

Informe-se de antemão sobre as exposições que serão visitadas, para saber o que mais chamará a atenção da criança e se existe alguma delas que vocês possam passar reto. Uma vez no museu, incentive-a a pensar sobre as obras, fazendo perguntas e conversando sobre elas. Isso tornará a visita significativa e que será uma memória agradável de um tempo passado em família.

Estes são alguns espaços que podem ser incluídos na lista de opções para visitação em Florianópolis:

Museu Aberto da Tartaruga Marinha: este museu do Projeto Tamar funciona todos os dias e conta com esculturas, tanques de observação das espécies tartaruga-de-pente e tartaruga-cabeçuda, sala de vídeo e espaço infantil. 

Museu do Homem do Sambaqui: aqui, a entrada é gratuita e dá acesso a um espaço com um enorme acervo arqueológico, composto por peças como esqueletos, inscrições rupestres e animais taxidermizados.

Museu do Naufrágio: o espaço exibe os artefatos encontrados em uma embarcação naufragada no século XVII. Uma boa opção para crianças que gostam de história.

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar a página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI