Ponte Hercílio Luz: tráfego no sistema viário de acesso é reaberto
Foi reaberto nesta segunda-feira, 23/12, o tráfego nas vias públicas municipais do Continente e da Ilha que integram o sistema viário de acesso à Ponte Hercílio Luz, quando também ocorreu a entrega das obras que vinham sendo executadas desde setembro em suas duas cabeceiras, nas partes insular e continental da Florianópolis. Elas integram o Super Dezembro, conjunto de cerca de 170 intervenções na cidade entregues pela Prefeitura este mês.
Ao todo, nove vias, sendo seis no Centro e três no Estreito, já tiveram suas estruturas modificadas a fim de possibilitar alterações de trânsito devido à reinauguração da Ponte, marcada para o dia 30 deste mês. Para o Réveillon, no dia 31, é esperada uma queima de fogos de 14 minutos com projeção de luzes na Ponte Hercílio Luz.
Ciclovias interligam a Beira-Mar Norte e a Beira-Mar Continental à Ponte Hercílio Luz (Crédito de imagem: Divulgação)
De acordo com o secretário de Mobilidade da Capital, Michel Mittmann, o projeto do entorno da Hercílio Luz foi trabalhado por dois anos e meio, o que deu mais agilidade à execução. O entorno do Parque da Luz foi preparado para facilitar a mobilidade, principalmente, de pedestres e ciclistas, com acessibilidade para pessoas com deficiência visual e cadeirantes. Foram feitas ciclovias interligando a Beira-Mar Norte e a Beira-Mar Continental à Ponte Hercílio Luz. Um dos próximos passos é a urbanização do Parque da Luz, incluindo iluminação abaixo e acima de todas as árvores e a criação de um boulevard no entorno da Ponte.
Tráfego será liberado aos poucos
Para a liberação do tráfego, a Prefeitura da Capital trabalhará com critérios gradativos de utilização. O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, afirma que até o dia 13 de Janeiro o tráfego na Ponte Hercílio Luz será destinado apenas a ciclistas e pedestres e que, aos poucos, será liberado para novas linhas de transporte coletivo, táxis, veículos de emergência, veículos oficiais e, a partir do segundo semestre, para automóveis. "Agora começamos a oferecer uma linha circular de ônibus gratuitamente até a população se adaptar", disse Gean.
Gean destacou que novas mudanças em acessos e sinalizações serão feitas de acordo com a disponibilidade das linhas de ônibus. Uma delas será o acesso dos usuários a partir do Terminal de Integração do Centro (Ticen) passando pela Rua Hoepcke e com desembarque na Avenida Rio Branco. “Muitas pessoas não utilizam ônibus porque fica muito longe do Terminal de Integração do Centro. Por isso, iremos fazer locais intermediários de parada para diminuir o tempo de deslocamento”, disse.
Uso de bicicletas e carona compartilhada
O prefeito defende a liberação de veículos com mais de dois ocupantes, criando também o critério de compartilhamento de carona, e um cadastro de veículos. “Não queremos liberar todos os veículos juntos e criar um congestionamento que inviabiliza o tráfego. O objetivo principal é incentivar o uso de bicicleta, outros modais e o transporte coletivo”, afirmou.
Obras nas cabeceiras da Ponte
Na mesma ocasião foi assinado um convênio de política municipal de Arte Publica - incentivo construtivo – com o Espaço Luz, que fará um concurso para criação de duas obras de arte para as cabeceiras insular e continental da Ponte Hercílio Luz. O valor do projeto e execução de cada obra é de R$ 100 mil.
Da redação