Plataforma digital para pesca catarinense é lançada
Maior polo pesqueiro do país, Santa Catarina agora tem uma ferramenta que vai permitir desenvolver e ampliar o apoio do Estado ao setor, especialmente ao pequeno pescador. O Governo lançou na manhã desta sexta-feira, 16, a plataforma de divulgação dos dados da pesca catarinense. A iniciativa, por meio da Secretaria Executiva da Aquicultura e Pesca, conta com a parceria da Univali e da Epagri.
O secretário Executivo de Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo, explica que as informações integrarão o Observatório Agro Catarinense – ferramenta gerenciada pela Epagri – e estarão disponíveis no site da Secretaria Executiva da Aquicultura e Pesca. A ação envolve também a parceria firmada com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) para facilitar a divulgação, por meio de Business Intelligence (BI), das informações de estimativas da pesca no litoral de Santa Catarina.
Secretário Executivo de Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo.
“Ali você vai poder observar quais são as espécies mais pescadas, quais municípios pescam mais, a importância da pesca por modalidade. Então são dados que, até então, antes da criação da Secretaria de Aquicultura e Pesca, não existiam. Agora, a partir do ano que vem, a Epagri também vai calcular, dentro do Valor de Produção Agropecuária, os dados da pesca e que são muito importantes para Santa Catarina”, aponta Frigo.
O secretário destaca ainda que o estado é o maior produtor de ostras e mexilhões do Brasil, o quarto maior de tilápia, e o segundo maior de truta. Itajaí, é a capital nacional da pesca com foco na atividade industrial. Junto com Navegantes, a região possui, por exemplo, empresas de enlate de sardinha e atum que estão entre as maiores da América Latina. Florianópolis e Laguna são destaque na pesca artesanal. “Esses e outros dados vão estar disponíveis para a academia, para a imprensa, para os prefeitos, para órgãos de todos os entes para planejar a atividade de maneira profissional”, completa Frigo.
O governador Jorginho Mello, que estava presente no ato, ressaltou que além dos investimentos já feitos ao setor, a plataforma de dados vai otimizar recursos e políticas públicas que tornem perenes os incentivos por parte do Governo do Estado. “É redução de imposto? É subsídio? É a reforma do barco? É crédito? Agora a gente vai saber verdadeiramente do que o nosso pescador precisa para potencializar essa atividade, com a garantia de que ele terá o olhar do governo a par e passo”, frisa.
“Eu nunca me conformei que um estado com a costa litorânea que tem, com o potencial de pesca que tem, não tinha uma secretaria específica para cuidar do nosso pescador. Nós corrigimos essa deficiência, criamos a Secretaria de Aquicultura e Pesca e agora com acesso aos dados, ao conhecimento, a gente vai poder ajudar ainda mais, principalmente o pequeno pescador. Com essa ferramenta, vamos entender o que ele precisa e viabilizar os recursos pra ele trabalhar mais feliz, ganhar mais dinheiro, cuidar melhor da família”, disse Jorginho.
O governador Jorginho Mello esteve presente no lançamento da plataforma.
Presenças
O evento de lançamento da plataforma digital com dados da pesca catarinense, em Florianópolis, contou com a presença dos secretários de Estado: Maria Helena Zimmermann, da Assistência Social, Mulher e Família; secretário em exercício da Casa Civil, Marcelo Mendes; do deputado estadual, Mário Motta; representantes das instituições parceiras da iniciativa, entre elas, a Univali, a Udesc, o Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) e da imprensa.
Da redação
Fonte: Secom
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045