PIB de SC supera expectativa e registra grande crescimento

Santa Catarina registrou um avanço de 5,3% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, superando a média nacional, estimada em 3,4% para o mesmo período. Esse desempenho representa o segundo maior crescimento econômico do estado nos últimos dez anos. A análise dos indicadores econômicos é realizada pela Diretoria de Políticas Públicas da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), com base em um painel composto por 28 parâmetros da economia estadual.
Para o secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, os resultados refletem a eficácia das políticas públicas adotadas. "O estado registra o segundo maior PIB dos últimos dez anos, o que comprova os impactos positivos das estratégias implementadas. Atualmente, temos o sexto maior PIB do Brasil e o quinto melhor PIB per capita. Além disso, nossa indústria foi a que mais cresceu na região Centro-Sul em 2024. Continuaremos investindo para fortalecer e expandir esse desenvolvimento", concluiu Usuy.
O crescimento econômico observado em 2024 mostra uma aceleração em relação ao trimestre anterior, quando o PIB estadual crescia a um ritmo de 4,7%. O economista da Seplan, Paulo Zoldan, atribui essa aceleração ao desempenho expressivo da indústria de transformação, além da expansão nos setores de comércio e serviços. Segundo ele, o estado vive um período de pleno emprego e está em uma posição favorável para a atração e consolidação de novos investimentos.
O governador Jorginho Mello destacou que o bom momento econômico se deve a um conjunto de fatores, incluindo a manutenção do pleno emprego e a geração de renda para as famílias, o que impulsiona o consumo. Ele também ressaltou a atuação do governo estadual, que tem adotado incentivos fiscais para atrair novas empresas e estimular setores estratégicos, como o de tecnologia. "Santa Catarina é um motor da economia nacional e essa combinação de fatores contribuirá ainda mais para o nosso crescimento", afirmou o governador.
Abertura de mais de 123 mil empresas em SC
Santa Catarina encerrou 2024 com um saldo positivo de 123.410 novas empresas, ultrapassando o número registrado em 2023. Conforme dados da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), até fevereiro de 2025, o estado contava com um total de 1.506.434 empresas ativas. Destas, 52,4% são microempreendedores individuais (MEI), 35,9% correspondem a sociedades limitadas (LTDA), 10,5% são empreendedores individuais (EI) e 0,9% são sociedades anônimas (S/A).
Entre os setores que mais atraíram novos empreendimentos em 2024, o comércio e a reparação de veículos lideraram com 46.630 novas empresas. Outras áreas de destaque foram transportes, armazenagem e correios (31.974); indústria de transformação (24.691); atividades administrativas e serviços complementares (24.623); construção civil (22.703); e atividades profissionais, científicas e técnicas (22.227). Esses seis segmentos representaram aproximadamente 70% do total de novos negócios abertos no estado ao longo do ano passado.
Da redação
Fonte: RCN
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI