Pet Levado a Sério chega a 156 municípios de SC
 
		
		
		
		Santa Catarina já conta com 156 municípios inscritos no Pet Levado a Sério, considerado o maior programa de castração de cães e gatos do país. O programa, lançado pelo governador Jorginho Mello por meio da Secretaria do Meio Ambiente e de Economia Verde (SEMAE), recebe inscrições de municípios até o dia 25 de agosto. A iniciativa oferece capacitação técnica e apoio para castrações, com foco em bem-estar animal e controle populacional.
O programa é voltado especialmente para municípios com até 100 mil habitantes, um dos critérios essenciais para participação. As inscrições devem ser feitas no site oficial da SEMAE, e após a adesão, será firmado um convênio simplificado com o governo do estado, garantindo que os recursos sejam aplicados de forma eficiente e responsável.
Com investimentos previstos de R$ 18 milhões, o Pet Levado a Sério pretende realizar 90 mil castrações em até 281 municípios catarinenses, cerca de 95% do estado, até 2026. Além das cirurgias, as prefeituras receberão suporte técnico, capacitação de agentes públicos e iniciativas educativas sobre guarda responsável de animais.
Segundo Emerson Stein, secretário do Meio Ambiente e de Economia Verde, a proposta vai além da execução de um programa. “Mais do que repassar recursos, queremos fortalecer as políticas públicas de saúde animal nos municípios, principalmente aqueles com pouca experiência no tema. Este é um projeto de estado, que dissemina a importância da causa e gera impactos concretos para a população e os animais”, afirma.
A diretora de Bem-Estar Animal da SEMAE, Fabrícia Rosa Costa, destaca que o programa também beneficia a saúde pública. “A gestão estratégica da saúde animal acontece nos municípios, onde as pessoas vivem. Com o controle populacional, podemos reduzir maus-tratos, abandono e riscos de zoonoses, promovendo saúde e bem-estar para toda a comunidade”, completa.
O Pet Levado a Sério é, portanto, uma iniciativa que alia cuidado com os animais à responsabilidade social, buscando cidades mais seguras e comprometidas com a causa animal.
Leia também:
- SC registra menor índice de homicídios desde 2008
Da redação
Fonte: Secom
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
 
	
	
	
	
	
Outros posts Ver todos
 
	
	
	
	
	
 
		 21° | Nublado
 21° | Nublado

