00:00
21° | Nublado

Pesquisa faz nova contagem de veículos na Capital

Fotos: Petra Mafalda/PMF

Publicado em 03/05/2016

Imagine permanecer três dias incomunicável das 7h às 20h. Essa será a rotina de 18 pessoas selecionadas na Capital para a contagem de veículos, bicicletas e pedestres, em três pontos estratégicos da cidade. O trabalho começou nesta terça-feira e segue até quinta, dia 05. Munidos com uma prancheta, uma caneta e um aparelho que auxilia na contagem, cada equipe formada por três a quatro pessoas, fica três dias em um mesmo ponto registrando cada carro, moto, ônibus, caminhão, bicicleta ou pedestre que passa pelo local.

A pesquisa que aparentemente parece até um lazer, já que os contadores ficam sentados em uma cadeira de praia observando a movimentação, na realidade é uma tarefa minuciosa e exaustiva. Os olhos não podem desviar do trânsito, nada pode passar despercebido. Josiel Coelho, que nesta terça-feira pela manhã dava apoio aos contadores no entorno do Shopping Iguatemi, explica que cada um é responsável por um ponto específico, seja um retorno ou um sentido do trânsito, e a atenção só pode ser voltada para a pista. “Cada piscada e uma moto pode passar despercebida, é um trabalho bem difícil, apesar de quem passa por aqui achar que estamos descansando”, diz.

No horário em que ocorre a contagem, das 7h às 20h, eles se revezam apenas para ir ao banheiro e se alimentar, ou seja, contato zero com qualquer outra coisa. “Se dá sede tomamos água quando fecha o sinal, se dá fome é a mesma coisa, mas é gratificante”, conta.

A pesquisa realizada pela Prosul - empresa contratada pela Secretaria de Obras - começou em setembro do ano passado, quando a primeira contagem ocorreu na Avenida Paulo Fontes, a segunda foi na Avenida Beira-Mar Norte e agora se estende pelos bairros Itacorubi, Santa Mônica e Prainha. Com este estudo, a Prefeitura irá planejar, por exemplo, o tempo de funcionamento dos semáforos, o fechamento de fluxos para pedestres e os melhores pontos para a construção de paradas de ônibus e a capacidade do pavimento para remodelação e adequação da via.

Nesta terceira fase, a pesquisa ocorre entre os dias 3 e 5 de maio, das 7h às 20h, nos seguintes entrocamentos:

03/05 - Terça-feira:

Av. Madre Benvenuta com Av. Prof. henrique da Silva Fontes (Fim da Beira mar Norte), Rua Osmarino de Deus Cardoso, Rua Santa Mônica, Rua Pedro Lessa, Rua Byron Barcelos, Rua Joe Collaço, Rua Profa. Maria Flora Pausewang.

04/05 - Quarta-feira:

Av. Madre Benvenuta - nas proximidades do Shopping Iguatemi e do supermercado Angeloni. Av. Prof. henrique da Silva Fontes (Fim da Beira mar Norte) - nas proximidades do Shopping Iguatemi, incluindo passarela de pedestres e pontos de ônibus localizados em frente ao Shopping.

05/05 - Quinta-feira:

Rua Dep. Antônio Edu Vieira com Av. Prefeito Waldemar Vieira, Rua João Motta Espezim, Rua Aldo Alves.