00:00
21° | Nublado

Pesquisa de tráfego para execução do Anel Viário deve ser concluída no final do ano

Foto: Petra Mafalda

Publicado em 03/09/2015

Um grupo de profissionais está realizando estudo de tráfego nos principais cruzamentos da cidade. Essas informações serão utilizadas no projeto do futuro corredor exclusivo de ônibus do Anel Viário da Capital, considerada a maior intervenção de mobilidade urbana focada no transporte coletivo da história de Florianópolis. Nesta quinta-feira, 3/9/ a equipe responsável pela coleta de dados está no entroncamento da Avenida Gustavo Richard com Avenida Hercílio Luz, no Centro, com prancheta em mãos verificando o fluxo de veículos.

O trabalho deve se estender pelos próximos meses em diversos pontos da cidade, desde a região do Terminal de Integração do Centro (Ticen), até a região da rua João Pio Durante Silva, no Córrego Grande.  A equipe técnica da Prosul, empresa contratada pela Prefeitura, realizará a pesquisa em dias esporádicos para a contagem de veículos que passam no local em dias de alto, médio e baixo movimento.

Com este estudo, a Prefeitura irá planejar o tempo de funcionamento dos semáforos, o fechamento de fluxos para pedestres e os melhores pontos para a construção de paradas de ônibus. Além disso, será analisada a capacidade de pavimento para remodelação e adequação da via.

Segundo o diretor geral da Secretaria de Obras, Américo Pescador, há uma preocupação por parte da Prefeitura com o planejamento de uma obra grandiosa como essa. “As pesquisas serão realizadas pelo menos até o final do ano, assim conseguiremos chegar a um valor estatístico mais confiável”, disse.

Da redação